Cristiano Viana: “Simão Dias está virando um canteiro de obras e na zona urbana e rural será possível notar a marca da gestão”

2 de janeiro de 2022 - 18:02, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana do Partido Socialista Brasileiro.

Portal Lagarto Notícias – Mesmo com o desafio da pandemia, como o senhor avalia o primeiro de mandato em Simão Dias?

CV – Ano de aprendizagem, mas com desafios importantes para atender as diversas demandas da sociedade Simãodiense. Foi preciso aprimorar um planejamento administrativo baseado em nosso plano de governo para que ao longo do nosso mandato as verdadeiras políticas públicas sejam aplicadas visando servir, principalmente, aquelas que mais precisam do poder público.

PLN – Quais ações podem ser destacadas no setor de Educação ao longo de 2021?

CV – Encontramos diversos problemas e devido a pandemia, através de aulas remotas, concluímos o calendário escolar de 2020 e, praticamente, encerraremos o calendário de 2021 até meados de fevereiro. É preciso destacar que será necessário adaptar-se a pandemia e retornar as aulas de forma presencial e, por isso, vamos reformar cerca de 11 escolas até o início das aulas.

PLN – O senhor conseguiu atualizar e pagar o retroativo do Piso Salarial dos professores, o que foi feito para conseguir realizar o pagamento?

CV – Fruto, também, de um grande planejamento, implementamos o reajuste do piso salarial e, em seguida, pagamos o retroativo referente ao ano de 2021. Temos um grande desafio ainda que é o pagamento retroativo do piso salarial referente ao ano de 2020 que não foi pago pela antiga gestão. Venceremos cada problema. É uma questão de tempo!

PLN – A sua gestão é destacada por pagar os salários dos servidores em dia e dentro do mês trabalhado, qual o planejamento para manter o pagamento em dia?

CV – Organização administrativa e financeira tem sido essencial para manter o equilíbrio das contas públicas. O servidor público que trabalha e engrandece cada serviço destinado a população merece receber em dia ou de forma antecipada.

PLN – Em que consiste o programa Acelera Simão Dias lançado no final de outubro no município?

CV – Consiste em um programa com investimentos para obras, reformas e aquisições que ultrapassam o valor de 12 milhões de reais, fruto de emendas parlamentares e de recursos próprios. Com isso, Simão Dias está virando um canteiro de obras e na zona urbana e rural será possível notar a marca da gestão e as contribuições para melhorar de alguma forma a vida da população.

PLN – Mesmo vivenciando a pandemia da Covid-19, quais avanços a gestão produziu no primeiro ano de mandato na área da saúde?

CV – A área de saúde terá sempre o meu olhar, por isso, determinamos a contratação de médicos, enfermeiros, ampliamos a oferta de medicamentos na farmácia básica e descentralizamos essa oferta para o Povoado Salobra e Curral dos Bois. Criamos o terceiro turno da saúde com atendimento médico e odontológico até às 22h, colocamos médico ambulatorial no Povoado Triunfo e disponibilizamos ambulância para atender as demandas da região. Além disso, há ainda doação de remédios e próteses através de benefício eventual. Pagamos o piso salarial dos agentes de endemias e de saúde e investimos para atender rapidamente as cirurgias marcadas pelos usuários através do SUS.

PLN – Qual o planejamento de sua gestão para o ano de 2022, segundo ano de mandato em Simão Dias?

CV – Precisamos continuar sendo céleres na aplicação de vacinas contra a COVID-19. Salvar vidas deve ser nossa prioridade. Tudo que foi construído em 2021 precisa ser colocado em prática, melhorado ou adaptado para atender a grande parte da população que necessita dos serviços públicos. Será mais um ano de desafios, mas sem dúvida, faremos e daremos o nosso melhor.

PLN – Qual a relação do poder executivo e o legislativo em Simão Dias?

CV – Fui vereador por dois mandatos e conheço bem a casa legislativa. Todos os vereadores são importantes na construção do debate e nas aprovações de matérias que discutam e melhorem a vida da população. Assim, mantenho respeito as proposições indicadas e tenho buscado ampliar o diálogo para ouvir as ideias e transformar em política pública para a sociedade.

PLN – Já se pode prevê a realização dos festejos de Carnaval no município?

CV – Temos planejamento pronto para realização de festejos públicos, mas seguiremos a orientação dos órgãos de saúde, como já frisei, o momento é de continuar salvando vidas.

PLN – O senhor já definiu os apoios para as eleições de 2022?

CV – Tenho focado na gestão administrativa e isso tem sido minha prioridade. As eleições ainda estão distantes, mas como homem público, continuarei discutindo com o nosso agrupamento os melhores nomes para ajudar no desenvolvimento de Simão Dias e de Sergipe. Nesse sentindo, já falei em outras entrevistas e publicamente que estarei no palanque do Deputado Estadual Luciano Pimentel, Valadares Filho e Rogério Carvalho.

PLN – Qual mensagem o prefeito Cristiano Viana deixa para à população simãodiense?

CV – Venceremos a pandemia e alinharemos nossas políticas públicas para melhor servir a população. 2022. Todas as nossas ações planejadas em 2021 darão grandes frutos e vai ser possível notar que Simão Dias viverá um novo tempo nas diversas áreas. Feliz Ano Novo e que Senhora Sant’ana nos protejam!

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070