Givanildo Costa: “Tivemos um ano promissor para todos os salgadenses”

9 de janeiro de 2022 - 17:20, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o prefeito de Salgado, Givanildo Costa do Partido dos Trabalhadores (PT).


PLN – Como o senhor avalia o primeiro ano de administração no município de Salgado?

GC – Foi um ano de muitas conquistas. Tivemos muitos avanços em diversas áreas do nosso município. Na Saúde, por exemplo, realizamos várias ações de combate à covid-19 e conseguimos reduzir os casos. Com a elevação da bancada, resolvemos um problema antigo da população do povoado Moendas e região e trouxemos a pavimentação asfáltica para algumas ruas da cidade e parte do povoado Água Fria, modernizando nosso município. Sem falar no pagamento dos salários atrasados deixados pela gestão anterior que estamos realizando. Pela primeira vez em nosso município, nenhum outro prefeito fez isso na história de Salgado. Enfim, um ano promissor para todos os salgadenses.

PLN – Quais ações poderia destacar neste ano na área da saúde?

GC – Enfrentamos de uma forma diferente e séria a covid-19. Colocamos barreiras sanitárias, orientamos a população, distribuímos álcool em gel, máscara, testamos a população em massa e vacinamos as pessoas com a intensificação das campanhas. As vacinas salvaram muitas vidas, sem dúvida. Mas também tivemos outras conquistas como a reativação do atendimento odontológico, paralisado há seis meses, a implantação do atendimento por 12 horas na Clínica da Família, garantindo mais comodidade à população que necessita de atendimento. Além disso, também revitalizamos e equipamos algumas Unidades Básicas de Saúde levando atendimento médico para o interior do nosso município.

PLN – Como o município encarou a pandemia da Covid-19?

GC – Nosso principal desafio, assim como do mundo inteiro, era controlar o avanço da covid-19. E posso dizer com toda a segurança que a nossa gestão revolucionou a política de combate ao coronavírus em Salgado. Sabe por quê? Porque antes só se colocava uns bueiros na rua para impedir que os carros passassem. E nós com poucos recursos fizemos diferente. Implantamos as barreiras sanitárias e colocamos nossa equipe para orientar as pessoas, distribuir máscaras e álcool em gel. Fizemos parcerias com a Universidade Federal de Sergipe e realizamos o Testa Salgado quatro vezes, algo inédito que não foi feito em nenhum momento quando a pandemia começou em 2020. Sem falar na vacinação e nas campanhas de imunização que realizamos e intensificamos em todo o município. E o resultado foi a redução de casos. A pandemia ainda não acabou e o coronavírus ainda não foi controlado, mas Salgado mostrou força para enfrentar o vírus e nossa gestão ensinou como se cuida do povo de verdade.

PLN – No setor de Educação quais iniciativas a sua gestão desenvolveu em 2021?

GC – Com as crianças fora das salas de aula por causa da pandemia, tratamos de nos preparar para quando as aulas presenciais retornassem. Então conseguimos dois novos ônibus escolares, recuperamos parte da nossa frota de ônibus que estava sucateada, sanitizamos as escolas e distribuímos as atividades escolares durante as aulas remotas. Além dos kits de merenda escolar que entregamos aos pais dos alunos matriculados na Rede Municipal de ensino para enfrentarem os tempos difíceis que a pandemia trouxe. E quando os estudantes puderam se encontrar nas carteiras das escolas estava tudo pronto. E assim só foi receber cada um deles com toda segurança necessária, professores e equipe de apoio preparados, e a merenda escolar de qualidade garantida e no prato de cada aluno.

PLN – Quais obras a atual gestão executou ao longo de 2021 em Salgado?

GC – Em 2021, Salgado se modernizou com a pavimentação asfáltica em algumas ruas da cidade e em parte do povoado Água Fria, graças às emendas do senador Rogério Carvalho e do deputado federal Fábio Reis. Mas também revitalizamos nossos prédios públicos, como o CAPS, reformamos e reabrimos Unidades Básicas de Saúde (UBS) do povoado Macedina e das Quebradas IV, além de pavimentar com paralelepípiedo o Conjunto de Gileno e parte do povoado Quebradas I. A elevação da bancada foi outra grande conquista da nossa gestão para o povo, pois resolveu o problema dos moradores do povoado Moendas e região que em tempos de fortes chuvas ficava isolada da sede do município.

PLN – O senhor contou com parcerias do Governo do Estado e de parlamentares federais e estaduais?

GC – Sim, até porque é necessário para poder governar e trabalhar pelos salgadenses. E felizmente sempre fui recebido em cada porta que bati, no Governo de Sergipe, pelo governador Belivaldo Chagas, sempre muito cordial e disposto a ajudar. O senador Rogério Carvalho, um companheiro de partido e sempre com suas portas abertas em Brasília para Salgado e para todo o estado de Sergipe, que nos garantiu emendas parlamentares para a pavimentação asfáltica. Alguns deputados federais nos ajudaram muito como Bosco Costa e João Daniel, que trouxeram um trator agrícola, cada, e Laércio Oliveira que nos deu um caminhão-pipa. E o deputado federal Fábio Reis que é um grande amigo e parceiro de Salgado. Enviou dois ônibus escolares e também garantiu emendas para a pavimentação asfáltica.

PLN – Como tem sido a parceria política com o deputado federal Fábio Reis?

GC – Uma parceria que só tem feito Salgado ganhar. Fábio Reis é aquele cara que não tem frescura. Eu bato na porta do seu gabinete em Brasília, ligo e ele me atende. Então é uma das parcerias que mais tem a fazer por nosso município. Ela é tão importante e está fazendo tão bem ao nosso município que já no meu primeiro ano de gestão Salgado já tem Fábio! Ou seja, parte das emendas parlamentares da pavimentação asfáltica que realizaram os sonhos de parte da população do nosso município são dele. Então essa parceria só tem a se fortalecer e dar cada vez mais certo.

PLN – O município de Salgado sofreu com o bloqueio dos recursos do FPM, como conseguiu regularizar essa situação?

GC – Sofremos muito. Realmente foi uma fase difícil que nós atravessamos. E a pior coisa é um gestor não poder fazer nada. Você fica de mãos atadas. E infelizmente tive que tomar algumas decisões que não gostei. Mas era preciso garantir o mínimo funcionamento dos serviços do nosso município. E regularizar a situação não foi fácil, tivemos que recorrer a três escritórios de advocacia para desbloquear até que conseguir. Foi difícil, mas conseguimos, felizmente.

PLN – O senhor mantém uma relação harmoniosa com a Câmara de Vereadores do município?

GC – É preciso para poder governar. Claro que temos algumas discordâncias como em toda boa e necessária democracia. Mas posso dizer que na medida do possível as coisas estão caminhando bem, até porque um projeto bom para a população que a Câmara de Vereadores aprove não vai beneficiar o prefeito Givanildo Costa, mas o povo de Salgado. E é por essa gente que eu trabalho todos os dias enquanto gestor, claro respeitando a Câmara de Vereadores e cada parlamentar que a compõe.

PLN – No tocante a 2022, o prefeito Givanildo já definiu todos os apoios para o pleito?

GC – Claro que todos já notaram a minha presença nos encontros do “Sergipe Pode Mais”, do senador Rogério Carvalho e a minha proximidade com o deputado federal Fábio Reis. Mas todos sabem do profundo respeito que tenho pelo atual governador Belivaldo Chagas e da gratidão que nutro pelos demais parlamentares que trouxeram benefícios a Salgado e também aos que me atenderam quando fui em busca de recursos. Mas em 2022, nós temos uma preocupação nacional que é tirar o Brasil da sombra da miséria, da fome e da destruição da economia causada, principalmente pela covid-19. Acredito que essa deve ser a nossa maior preocupação para este ano.

PLN – Qual mensagem de esperança o senhor deixa para à população salgadense?

GC – Nos últimos doze meses, Salgado conseguiu conquistas importantes. Avançamos naquilo que nunca havíamos avançado antes. Mas sei que não fizemos tudo e ainda falta muito para construirmos o município que sonhamos. Mas é justamente por sonhar que estamos aqui. Então eu quero dizer que sonho todos os dias com uma Salgado em que todos possam se sentir felizes e acolhidos. E posso garantir a todos e a cada salgadense que está lendo nesse momento que com compromisso e trabalho estamos trabalhando para construir um município melhor para todos. E não vamos descansar até conseguir. Nunca podemos deixar de sonhar e acreditar naquilo que queremos, pois vamos alcançar. Então em breve Salgado será do jeito que a gente sempre sonhou.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070