Eleições 2022: Federações partidárias podem mudar cenário eleitoral em Sergipe

20 de janeiro de 2022 - 13:15, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

PODEMOS BUSCA CIDADANIA PARA FORMAR FEDERAÇÃO E PRIMEIRA ALIANÇA PRÓ-MORO I

Em busca de alianças políticas que possam turbinar a campanha do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), a presidente do partido, deputada Renata Abreu (SP), se reuniu com o Cidadania para discutir a formação de uma federação partidária, uma das novidades desta eleição.

PODEMOS BUSCA CIDADANIA PARA FORMAR FEDERAÇÃO E PRIMEIRA ALIANÇA PRÓ-MORO II

Caso confirmada, a união garantiria a primeira legenda na coligação de Moro, ampliando recursos e tempo de TV. O Podemos é considerada uma sigla pequena, com apenas a 12ª maior fatia do fundo eleitoral neste ano, de R$ 229 milhões. Em Sergipe, a federação não teria problema, pois os dois partidos já tendem a caminhar juntos nas eleições de outubro.

CHAPA DA ‘SEGURANÇA PÚBLICA’ PREVÊ DOBRADINHA ENTRE DANIELLE E ADRIANO BANDEIRA I

Da capital chega a informação que pode ser fechada uma dobradinha denominada a chapa da ‘Segurança Pública’, envolvendo a delegada Danielle Garcia (Podemos) para deputada federal e o Presidente do Sinpol Sergipe e ex-candidato a vereador, Adriano Bandeira, para deputado estadual.

CHAPA DA ‘SEGURANÇA PÚBLICA’ PREVÊ DOBRADINHA ENTRE DANIELLE E ADRIANO BANDEIRA II

Adriano disputou mandato de vereador em Aracaju, em 2020, pelo Republicanos e obteve 1.551 votos. A possível junção surgiu após o Cidadania do senador Alessandro Vieira ventilar a possibilidade de lançar o advogado Adir Machado ao Senado. Danielle tinha como certa a sua indicação à Casa Alta pelo Cidadania.

DEPUTADO GARIBALDE VAI TENTAR SEXTO MANDATO PARA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O deputado Garibalde Mendonça (MDB) bateu o martelo e vai tentar o sexto mandato para a Assembleia Legislativa nas eleições de outubro. Existia a expectativa de que o parlamentar não disputaria a reeleição e indicaria o filho, o vereador por Aracaju, Breno Garibalde (DEM), para o cargo.  

FÁBIO HENRIQUE DESMENTE INFORMAÇÃO ACERCA DA SAÍDA DO PDT

O deputado federal Fábio Henrique desmentiu a informação acerca da saída do PDT e a migração para o PV de olho na formação de uma federação envolvendo o próprio PV, PT, PSB e PCdoB.

PREFEITO DE AMPARO DEFINE NOME PARA SUA SUCESSÃO EM 2024

Em Amparo do São Francisco, o prefeito Franklin Freire (PSC) adiantou que para o pleito de 2024 o apoio já está definido. “No dia que fui reeleito e empossado anunciei o meu candidato que é meu vice-prefeito [Adjalmir José Silveira, do PSD]”, acrescentou.

GUALBERTO REAFIRMA QUE DEIXARÁ O PT EM MARÇO E MIGRARÁ PARA O PSD

Em entrevista à Rádio FAN FM, o deputado Francisco Gualberto reafirmou que deixará o PT em março e migrará para o PSD do deputado Fábio Mitidieri. Gualberto alegou que a escolha pelo PSD ocorreu devido o partido ser uma ideia do ex-governador Marcelo Déda (PT) no Estado.

BOLSONARO QUER DAMARES DISPUTANDO SENADO POR SP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está de olho em São Paulo e quer que dois de seus aliados mais próximos, Damares Alves e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disputem cargos no estado: a primeira como senadora e o segundo ao posto de governador. “Posso adiantar uma possível senadora por São Paulo. A ministra Damares”, disse, mas ressaltou: “Não está batido o martelo não, conversei com a Damares e ela ainda não se decidiu”.

COTADA PARA DISPUTAR O SENADO POR SP, DAMARES PROVOCA SERRA E COGITA O AP I

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, reagiu à declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que pretende lançá-la como candidata ao Senado por São Paulo e aproveitou para cutucar seus adversários políticos no Amapá, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), e em São Paulo, o senador José Serra (PSDB-SP).

COTADA PARA DISPUTAR O SENADO POR SP, DAMARES PROVOCA SERRA E COGITA O AP II

Em seu perfil no Twitter, Damares fez uso de um meme sobre sua possível candidatura em São Paulo, em que mostra Alcolumbre “aliviado” por não ter que disputar uma vaga com ela, ao mesmo tempo em que Serra surge “preocupado” — Serra tirou licença do cargo de senador em agosto do ano passado para tratar de Parkinson.

DIREÇÃO NACIONAL DO PL MARCA ENCONTRO COM POLÍTICOS SERGIPANOS

De olho em montar palanque competitivo para o presidente Jair Bolsonaro em Sergipe, a direção nacional do PL marcou uma reunião com políticos sergipanos para o próximo dia primeiro de fevereiro. Segundo consta, o encontro está agendado para ocorrer em Brasília.

UNIÃO BRASIL APOIARÁ CANDIDATO GOVERNISTA EM SERGIPE

De acordo o futuro presidente do União Brasil em Sergipe, ex-deputado André Moura, ainda PSC, o partido será levado à reboque para o palanque do governador Belivaldo Chagas (PSD), ou seja, apoiará o indicado pelo agrupamento governista para o executivo sergipano. Resta saber o que pensam os políticos oriundos do DEM: o ex-deputado José Carlos Machado, a senadora Maria do Carmo e a jornalista Ana Alves?

GILMAR CARVALHO DESMENTE INFORMAÇÃO DE QUE SERIA CANDIDATO AO SENADO

O deputado e radialista Gilmar Carvalho desmentiu a informação de que seria candidato ao Senado no pleito de outubro. Gilmar reafirmou que pretende disputar a reeleição e que sairá do PSC em março, porém ainda não definiu o rumo partidário.

ELEIÇÕES 2022: FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS PODEM MUDAR CENÁRIO ELEITORAL EM SERGIPE I

As coligações partidárias, extintas em 2017, serão substituídas pelas federações, que prevê a junção de partidos, entretanto as legendas associadas terão que atuar como um só partido durante o período do mandato, ou seja, de quatro anos.

ELEIÇÕES 2022: FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS PODEM MUDAR CENÁRIO ELEITORAL EM SERGIPE II

Atualmente, diversos partidos em Brasília discutem a formação de federação, que serão seguidas nos estados e que podem mudar a realidade do cenário eleitoral para o pleito de outubro em Sergipe.

ELEIÇÕES 2022: FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS PODEM MUDAR CENÁRIO ELEITORAL EM SERGIPE III

A federação mais discutida em Brasília coloca o PSB dos Valadares, o PV de Reynaldo Nunes, o PT de Rogério Carvalho e o PCdoB do vereador Antônio Bittencourt no mesmo palanque no Estado nordestino. Detalhe: Bittencourt faz parte da bancada de apoio do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), adversário de PT e PSB.

ELEIÇÕES 2022: FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS PODEM MUDAR CENÁRIO ELEITORAL EM SERGIPE IV

A federação em discussão coloca o Cidadania do senador Alessandro Vieira no mesmo palanque do PSDB do ex-senador Eduardo Amorim. Outra formação prevê a união do Cidadania com o Podemos da delegada Danielle Garcia, o PSDB de Amorim, o MDB de Jackson Barreto e o PDT do deputado Fábio Henrique. Jackson pertence a base governista e Fábio é aliado do prefeito Edvaldo.

ELEIÇÕES 2022: FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS PODEM MUDAR CENÁRIO ELEITORAL EM SERGIPE V

Também se discute a união em federação do PP do deputado Laércio Oliveira, o PL do ex-prefeito Valmir de Francisquinho e o Republicanos do ex-deputado Heleno Silva. O PL planeja lançar Valmir ao Governo ou Senado pelo bloco de oposição. PP e Republicanos são governistas.

REDE e PSOL também discutem formar federação entre as duas agremiações.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070