Itamar Santana: “A nossa pré-candidatura decorre da importância da oxigenação na vida pública”

20 de março de 2022 - 17:38, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A Entrevista da Semana no Lagarto Notícias é com o advogado e pré-candidato a deputado federal pelo Cidadania, Itamar Santana.

PLN – O que o levou a apresentar sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal nas eleições de outubro?

Estamos, por vezes, nos acostumando equivocadamente com a mesmice. A nossa pré-candidatura decorre da importância da oxigenação na vida pública. Acredito, categoricamente, que podemos defender os interesses do povo, priorizando o bem comum. Atualmente, grande parte da classe política não prioriza o interesse coletivo, mas sim o individual. Por isso, estou pré-candidato, porque entendo que a renovação sempre vem.

PLN – Qual a bandeira o senhor pretende usar para convencer à população a votar em Itamar Santana?

A nossa principal bandeira será pautada na decência e no compromisso com a coisa certa. Não podemos, de modo algum, ter uma bancada de Dep. Federal omissa, que vota, não raras vezes, contra os interesses do povo nas grandes pautas nacionais. Isso, sem dúvidas, reflete na vida de todos. A prova está aí, por exemplo, na reforma trabalhista, que não gerou empregos. Uma grande massa de pessoas vivendo na informalidade, sem qualquer perspectiva. Os preços subindo e o povo pagando a conta. Não vejo nossa bancada debatendo essas pautas importantes. Precisamos mais do que emendas parlamentares para asfalto e calçamento. Um Dep. Federal atuante, que orgulhe, Sergipe e os sergipanos. É o que precisamos.

PLN – Sendo eleito quais são os principais pontos que pretende defender na Câmara dos Deputados?

Se Deus me conferir essa dádiva, em razão do meu merecimento, vamos defender, com todas as nossas forças, os Municípios. Cobrar e trabalhar para uma reforma tributária eficiente, que dê condições às pessoas de melhorarem suas vidas. E, como o povo mora no Município e não na União ou Estado, os Municípios precisam ser fortes, com mais recursos, para garantir uma melhor qualidade de vida para todos, oportunizando que os serviços públicos sejam de qualidade. Buscaremos melhorar o sistema de saúde e implementar uma educação municipal igualitária e justa. E, isso pode ser feito através de uma reforma tributária correta e equânime. Irei agradecer muito a Deus e ao povo pela oportunidade de fazer diferente e melhor. Darei o melhor de mim em prol do próximo. Quero colher sorrisos. Espalhar esperança.

PLN – Como o senhor vê a representação sergipana no Congresso Nacional?

É verdade que, no Senado, temos um Senador que orgulha os sergipanos. Não sou eu quem estou dizendo, são as evidências. Alessandro está inserido na defesa intransigente do Brasil e de Sergipe. Em todos os grandes debates nacionais, ele está presente, além de ser o parlamentar sergipano com mais propostas legislativas. Suas emendas atendem, de forma indistinta, o povo na ponta, sem ter político profissional atravessando essas demandas. No Senado, estamos bem representados. Já na Câmara Federal, ao contrário, há muito tempo que a nossa bancada faz apenas o básico, ou seja, encaminha os repasses constitucionais das emendas. Por isso, sou pré-candidato, para levar mais qualidade para o Congresso Nacional, beneficiando um maior número de pessoas.

PLN – Atualmente, como estão as tratativas do Cidadania com vistas às disputas por cadeiras na Alese e Câmara Federal?

O Cidadania, na atual conjuntura, tem uma bancada importante e forte na ALESE, formada por Georgeo, Samuel e Kitty. Nosso agrupamento político está construindo suas chapas no mesmo potencial que temos na ALESE. Ou seja, um partido que tem uma bancada importante na ALESE, com certeza vai levar um Dep. Federal para Brasília. Nossa chapa de Federal é formada por pessoas que representam uma renovação de gerações na política. O Cidadania vai eleger, tenho plena convicção, com a força do povo, um Dep. Federal. E esse Deputado Federal, futuramente eleito, vai orgulhar ainda mais Sergipe.

PLN – O senhor já iniciou as discussões com relação a apoiamento político a seu nome para à Câmara em outros municípios?

Sim, há muita gente boa, em outras cidades, que já apoiam a nossa pré-candidatura. Gente do Cidadania, mais também várias pessoas sem partido, que acreditam em nosso projeto de renovação. Graças a Deus, já estamos com apoiadores em mais de 50 municípios sergipanos. Vamos chegar, nos próximos dias, nos 75 municípios. O alicerce em nosso projeto vem de Deus. Ele é infalível.

PLN – Recentemente, o senador Alessandro Vieira anunciou a desfiliação do Cidadania, o senhor também pretende deixar a legenda?

Respeito a opinião do Senador Alessando. Isso é democracia. Eu, contudo, continuarei no mesmo partido que estou desde os tempos de jovem líder estudantil. Assim, não irei deixar o Cidadania. É fora de cogitação. Vamos apoiar Alessandro para Governador, no PSDB, que é o partido que o Senador irá se filiar essa semana. Logo, não muda nada, pois Cidadania e PSDB estão prestes a formalizar uma federação partidária por 4 anos.

PLN –  O senhor acredita em uma candidatura do Cidadania ou do senador Alessandro ao Governo do Estado?

Acredito, sim. Esse agrupamento liderado por Alessandro Vieira, representa a verdadeira oposição em Sergipe. O agrupamento é formado por pessoas íntegras, que desenvolve projetos visando o benefício da população. Eu acredito que o povo cansou do grupo governista; afinal, são duas décadas no poder e a vida dos sergipanos não melhorou em nada. O povo sente saudade de um governo trabalhador, com obras por todo o Estado. Alessandro já mostrou capacidade e coragem para mudar o que for preciso mudar na administração. Essa coragem incomoda a velha política. O mais importante é mudar para melhorar a vida das pessoas. Nossa bandeira continuará sendo a mais propositiva e proativa. Inovar, mudar e levar Sergipe ao protagonismo político.

PLN – Apesar de ser o terceiro maior colégio eleitoral de Sergipe, o município de Lagarto tem condições de eleger três deputados federais em uma eleição?

Desse modo, nossa pré-candidatura defende que esse estilo atrasado e obsoleto fique no passado. Vamos construir uma política renovada, atendendo os interesses do povo. Logo, torço para que Lagarto possa eleger Deputados Federais que cuidem do povo, independentemente do número. Não me apego à quantidade, mas sim à qualidade dos que serão eleitos.

PLN – A disputa pelo Governo de Sergipe pode ser marcada pelo embate entre Alessandro Vieira, Rogério Carvalho, Fábio Mitidieri e Valmir de Francisquinho, como avalia esse cenário?

O nosso pré-candidato a Governo, Sen. Alessandro Vieira, tem propostas e projetos para apresentar. Ele, na verdade, diferentemente dos demais, tem o que mostrar em razão do trabalho desenvolvido Senado Federal. Espero, piamente, que a campanha seja realizada com parâmetros e propostas concretas, para melhorar a vida do povo. Já os outros candidatos, a nosso sentir, é uma cisão do mesmo governo que está aí há mais de 20 anos. Logo, não há renovação, mas sim, continuidade do que está posto. A tendência, infelizmente, é repetir os mesmos equívocos. O povo vai ter alternativa e poderá analisar o melhor caminho para Sergipe.

PLN – Qual mensagem o pré-candidato Itamar Santana deixa à população sergipana?

Deixo a mensagem para que todo Sergipano analise a biografia, a ficha criminal, as propostas de todos os candidatos e façam a escolha de forma livre. Que a população escolha quem pode trabalhar sem nenhuma amarra partidária ou familiar. Anseio que a população entenda que um Deputado Federal não deve sabotar para ser mais forte. Ele precisa ser honesto, a ponto de distribuir corretamente os recursos públicos, beneficiando a todos e não só a casta que votou nele. Objetivamos que o Parlamenta, quando chegar lá, defenda o interesse público e não o apadrinhamento de parentes e correligionários.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070