SÉRIE MEMÓRIA INSTITUCIONAL (2): A ELEGANTE CALÇADOS (LAGARTO-SE, 1962-2022)

12 de abril de 2022 - 17:46, por Claudefranklin Monteiro

Década de 1960. Uma Lagarto diferenciada que se apresentava como uma das mais importantes do interior sergipano, na esteira do clima de desenvolvimentista pelo qual passava o país. Era uma época de grandes mudanças culturais o que levava as pessoas a procurarem novas formas de se vestir e de estar de acordo com as novidades que vinham, por exemplo da Europa e, sobretudo, dos Estados Unidos da América. A vida nas Terras de Nossa Senhora da Piedade também, em razão disso, já não era mais a mesma. Não era mais aquela Vila Sertaneja de Sílvio Romero. Em certa medida, era uma cidade moderna.

Atentos a toda sorte de novas demandas comerciais que chegavam à Lagarto com entusiasmo, os comerciantes e também irmãos, Artur Reis e Décio fundaram A ELEGANTE CALÇADOS, no dia 13 de abril de 1962, com o objetivo de comercializar artigos, principalmente os calçados oriundos do Sul e Sudeste do país.  Artur Reis, que depois enveredaria e se destacaria no plano político local e estadual, era comerciante de fumo, exportando de modo particular para o Estado do Ceará. Nas suas andanças, esteve numa loja de calçados, A ESQUISITA, que até hoje funciona no centro de Fortaleza. Foi a deixa para, mais tarde, ele e o irmão investirem no negócio com um nome mais “elegante”.

A inauguração da A ELEGANTE foi um acontecimento em Lagarto
13 de abril de 1962 (Acervo da Loja)

Seu Décio, cuja representação com A ELEGANTE é natural e identitária, típico caso de um sujeito lagartense que se notabiliza com seu trabalho, foi funcionário de Seu Rafael, na década de 50, daí o interesse pelo ramo, haja visto que seu patrão também fez fama e prosperidade financeira com calçados, até tempo recente, quando deixou de funcionar, também na Rua Laudelino Freire. Décio, com os senhores Humberto e Luiz Perneta, aprendeu a arte de fazer calçados.

Seu Décio à época da inauguração (1962)

Para a época, sem sombras de dúvidas, A ELEGANTE foi uma empreitada pioneira para o Munícipio e para as regiões circunvizinhas, sobretudo se levarmos em consideração que os calçados eram feitos artesanalmente. Agora, eles vinham prontos e com diversas possibilidades e formas.

Tudo começou na Praça Filomeno Hora, nº 44. Ali, a loja funcionou entre os anos 1962 e 1965, transferindo-se para a Rua Laudelino Freire até a presente data, nº 189. É uma das únicas lojas remanescentes do varejo sergipano da época, marcada por uma história resiliente de seis décadas, adequando-se às circunstâncias e superando os desafios naturais do comércio e da economia brasileira e mundial

Ribeirinho e Artur Reis juntos na inauguração da A ELEGANTE
13 de abril de 1962 (Acervo da Loja)

A ELEGANTE, a loja mais antiga em atividade no seguimento “loja de calçados”, eminentemente familiar, mantém até hoje alguns princípios e valores que lhe são caros e que lhe permitiram chegar firme ao século XXI, mantendo a tradição do bom atendimento, oferecendo diversidade, qualidade e bom gosto nos produtos comercializados. E nesse sentido, também soube lhe dar com os efeitos da pandemia de COVID-19, inovando mais uma vez, agora, além da loja física, atuando também no novo cenário virtual, que veio para ficar.

Sede atual

Neste dia 13 de abril de 2022, A ELEGANTE, que já vinha comercializando outros artigos como peças intimas, roupas, indumentária de uso masculino, como cintos e carteiras, celebra seus 60 anos de fundação, inaugurando mais um espaço: A ELEGANTE VESTE. Sob a condução de Rilley Guimarães de Oliveira, a marca, muito mais do que loja, é um presente para os lagartenses, fazendo valer a sua história de trabalho e qualidade naquilo tudo que se propõe a fazer. Mais do que uma história familiar de sucesso, representa a identidade econômica e empreendedora de um povo.

Nova loja no Calçadão Los Guaranis, ao lado do Banco do Brasil

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070