Rogério Alves: “Espero poder contribuir com o desenvolvimento do esporte de Simão Dias”

1 de maio de 2022 - 17:26, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futsal e atual treinador treinador do Simão Dias Esporte Clube, Rogério Santana Alves.

PLN – Quem é Rogério Santana Alves? Conte-nos um pouco de sua história.

Rogério Alves – Sou um simãodiense apaixonado por sua terra, em especial a Baixada, local onde nasci e despontei para o mundo esportivo.

Tive uma trajetória bastante inusitada, pois aos 15 anos, numa partida com os amigos fui chamado para jogar. Foi tão bem que dali não sair mais. Em 1991, já estava no Banespa, em São Paulo, longe de Simão Dias.

Minha carreira ganhou destaque nacional com passagens por clubes brasileiros e a seleção brasileira, com a conquista de diversos títulos.

PLN- Como surgiu o interesse pelo esporte, em especial o futsal?

RA – Sempre joguei no futsal e enquanto estudava no Colégio Pedro Valadares fui convidado para atuar nos Jogos da Primavera, em Aracaju, por um professor de Educação Física, e na ocasião fui campeão da competição. Em seguida atuei no time do União Simãodiense e no Coritiba de Itabaiana.

PLN – Como foi a sua passagem por clubes brasileiros?

RA – Como citei anteriormente em 91 defendi o Banespa em SP e só um ano em 1992, consegui voltar para Sergipe. Entre 1994 e 1997, estava no Santa Cruz, em Pernambuco. Desta época, lembro das dificuldades de se manter no futsal. Minha família sempre foi de jogadores. Mas não com essa pretensão de jogar profissionalmente. No começo, foi difícil. Sempre tive o apoio da minha família.

Me destaquei no Galo, o time formado numa parceria entre o Atlético e a Pax de Minas, onde, além de ir com liberdade ao ataque, fiz vários gols; realizei jogos memoráveis no Colégio Magnum e fora de casa, conquistando a “massa” das quadras, fazendo defesas de grande arrôjo. Com o Atlético, fui Campeão do Mundo de Clubes em 1998, batendo o Dínamo em Moscou por 4 x 3 em 16/10/98, no Ginásio Luzhniki; e da Liga Nacional de 1999, superando o Rio/Miécimo por 5×4.

PLN – O senhor integrou a seleção brasileira e venceu a Copa do Mundo de Futsal de 2008, disputada no Rio de Janeiro e Brasília, como descreveria essa conquista?

RA – A seleção foi o auge de minha carreira, que comecei sendo o terceiro goleiro. Na seleção venci a Copa do Mundo de Futsal de 2008 disputada no Rio de Janeiro e Brasília.

Também participei da seleção nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. O primeiro jogo na competição foi contra a Argentina e vencemos por 4 a 1, além de vitórias contra Cuba, Paraguai e Costa Rica, nas semifinais. Naquela edição do futsal, o Brasil conquistou a medalha de ouro.

Lembro-me que sofri apenas três gols em cinco partidas e ajudei na conquista da medalha de ouro. Fui superado somente na estreia contra a Guatemala, partida na qual sofri gol do goleiro Carlos Mérida, contra os costarriquenhos, na semi, quando o jogo estava definido para o Brasil, e finalmente contra a Argentina, na final.

PLN – Após a carreira vitoriosa em nível nacional, o senhor voltou para Sergipe e se tornou treinador de futsal, qual avaliação faz acerca de sua passagem pela equipe do Lagarto Futsal e as conquistas da equipe?

RA – Na equipe do Lagarto Futsal tive uma passagem vitoriosa com a conquista de títulos, ainda como goleiro conquistei duas Copas TV Sergipe e uma como treinador. Após 5 anos no clube deixei a equipe no ano passado para assumir um novo desafio.

PLN – Em 2022, o senhor realizou um sonho de retornar a sua terra, Simão Dias, e atualmente é o treinador da seleção simãodiense, como recebeu o convite para treinar o time?

RA – Assim que a gestão atual assumiu em 2021 recebi o convite para assessorar na Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, bem como para treinar a seleção simãodiense. Fiquei feliz com o convite e espero poder contribuir com o desenvolvimento do esporte do município.

PLN – O senhor estreou no Simão Dias Esporte Clube como campeão da Taça Sergipe de Futsal?

RA – Em dez dias montamos a equipe após receber um convite da Federação Sergipana de Futsal e nossa meta era conquistar uma vaga na Copa Nordeste de Futsal, porém fomos campeões e ainda garantimos a vaga na competição nacional.

PLN – Quais os preparativos da equipe para esse ano e as próximas temporadas do Simão Dias, além dos trabalhos na Secretaria?

RA – Formamos uma equipe forte para disputar o Campeonato Sergipano e a Copa TV Sergipe de Futsal, que ocorrerá no segundo semestre. Na Secretaria temos um grande planejamento para ser executado nos próximos meses, a exemplo da possibilidade de trazer algumas equipes de fora do município para realizar uma competição municipal. Esse ano, a pasta do Esporte realizou o 1° Campeonato Municipal de Futsal apenas com times de Simão Dias.

PLN – No tocante ao jogo em quadra, em sua opinião, quais seriam, em linhas gerais, as características mais marcantes do jogo de futsal atual?

RA – A competitividade em quadra é a principal característica do jogo de futsal atual, o que torna emocionante a partida de futsal, inclusive, em alguns casos, o vencedor da partida sendo conhecido nos últimos segundos do jogo.

PLN – Quais qualidades lhe chamam a atenção num jogador de futsal?

RA – Força física, a versatilidade e a inteligência para comandar e decidi um jogo decisivo ou não.

PLN – No futsal de hoje, quem mais tem chance de sucesso: o jogador especialista ou o versátil?

RA – Atuei com jogadores profissionais, a exemplo de Manoel Tobias e Falcão, ambos especialistas, porém no futsal atual o jogador versátil tem tido um melhor aproveitamento.

PLN – Qual mensagem o senhor deixa para à população, em especial os amantes do futsal?

RA – Torço que a nossa juventude não desista de seus sonhos e que seguia com perseverança em busca de se tornar um jogador profissional, assim como eu consegui, Jeferson, Nildo e tantos outros filhos de Simão Dias que atuaram na área do esporte no município e fora dele.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070