SOB A SOMBRA DA CAPELA SANTO ANTÔNIO

16 de maio de 2022 - 10:58, por Claudefranklin Monteiro

“Oi nóis aqui outra vez!”. Definitivamente, o povoado Santo Antônio, em Lagarto-SE, se transformou num novo ponto turístico de Lagarto-SE, atraindo, de modo particular, o público estudantil. Ultrapassando as dimensões físicas da sala de aula e os muros da escola, neste sábado, 14 de maio do corrente ano, foi a vez dos alunos e professores do Colégio Municipal Artur de Oliveira Reis (antiga Frei Cristóvão de Santo Hilário) experienciarem o contato direto com a História e com a Cultura Lagartense.

Originalmente, a escola se chamava Frei Cristóvão de Santo Hilário. Por iniciativa da prefeita Hilda Ribeiro, em agosto de 2021 passou a levar o nome do ex-prefeito de Lagarto e deputado estadual, Artur de Oliveira Reis, falecido naquele mesmo ano e mês no dia 14. Fui professor da instituição de 1997 a 2007, ali fiz minha estreia como professor de História, lecionando da quinta à oitava série.

Sem reservas e sem cerimônias, representantes de alunos das nonas séries da escola, sob a batuta de sua diretora, a professora Josefa Maria Simões de Santana,  além dos professores Samuel Vasconcelos, Áurea Samaia, Patrícia Monteiro, Rubinaldo da Silva Araújo (Coordenador Pedagógico) e da servidora Íris, se acomodaram na lateral direita da Capela de Santo Antônio para, atenciosamente, ouvirem uma fala minha a respeito das origens do lugar e da reinauguração do Marco Fundado Antônio Gonçalves de Santomé. Destaque para a presença do aluno Jeferson, acompanhado de seus filhos, do Curso de Licenciatura do Curso de História da UFS, Modalidade EAD.

Marcada pelo zelo com a coisa pública e pela qualidade do ensino, o Colégio Municipal Artur de Oliveira Reis tornou-se a mais importante intuição pública municipal de ensino da cidade Lagarto, formando gerações promissoras, que hoje se destacam nos vários ramos da sociedade sergipana e além-fronteiras. Antenada com as demandas pedagógicas e os desafios do tempo presente, há anos se destaca pelo protagonismo na arte de ensinar, com atividades diversas.

Desse modo, a visita ao povoado Santo Antônio é parte integrante de uma ação que envolve a todos, desdobramento das novas determinações do Ensino no Brasil. Depois de minha fala e de um lanche merecido, o professor Samuel Vasconcelos, no interior da capela, discorreu sobre a vida e a santidade de Santo Antônio e conduziu um momento de oração.

Em seguida, todos se dirigiram ao Marco Fundador, para fazerem registros fotográficos e presenciarem in loco aquilo que a história e ao costume popular dizem. Como se é de imaginar, fotos e mais fotos. Nós, os historiadores, agradecemos. Na ocasião, alunos, professores e o corpo diretivo se encontraram com um senhor por nome de Lucas, que alegou que os grandes fazendeiros do entorno do Marco estão se apropriando do lugar, indevidamente. Com a palavra, o Ministério Público!

Marco Fundador Antônio Gonçalves de Santomé

Considerando a necessidade de proteger os nossos bens culturais e a necessidade de firmar nosso sentimento identitário de pertença às coisas do Lagarto, iniciativas como essas só consolidam os muitos esforços em torno da valorização da História e da Cultura local, seja ao nível acadêmico, seja ao nível das políticas públicas e pedagógicas, iniciativas como esta são sempre bem-vindas.

Meus cumprimentos à esta casa que por alguns anos também foi minha, senhora de minha jornada docente e acadêmica. De Frei Cristóvão de Santo Hilário a Artur de Oliveira Reis, sinônimos de dedicação aos mais necessitados. Uma escola que segue prezando pela qualidade de ensino e também por seu espírito pedagógico humanista.

Samuel Vasconcelos, Áurea Samaia, Rubinaldo, Claudefranklin, Simões e Patrícia

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070