Ralbert Menezes: “Na política tudo pode acontecer e a opinião do eleitorado muda a todo momento”

22 de maio de 2022 - 17:12, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Lagarto Notícias é com o estatístico e proprietário do EIPE Pesquisa, Ralbert Menezes.

Portal Lagarto Notícias – A 5 meses das eleições de 2022, como Ralbert Menezes analisa o atual quadro com relação as pesquisas?

Ralbert Menezes – Incerto, como o atual quadro político. Está tudo em aberto, pois a opinião do eleitorado muda a todo momento.

PLN- Como responsável pelo EIPE Pesquisa, qual é o foco do instituto para o pleito de 2022?

RM – Nas estratégias que norteiam a opinião do eleitorado, tendo em vista de que um bom mapeamento e acompanhamento trará uma maior efetividade para as campanhas dos candidatos. O eleitorado precisa ser estudado e entendido.

PLN- Para o pleito de outubro, o Exclusivo já realizou pesquisas ou ainda vai iniciar esse processo a partir de agora?

RM – O EIPE vem desde o ano passado realizando levantamentos amostrais.

PLN- O Instituto compete com outras empresas, muitas delas que só aparecem em tempo de eleição. Como o senhor lida com isso?

RM – O EIPE executa suas atividades sempre visando a satisfação e o melhor direcionamento dos seus clientes. Infelizmente o TSE deixa a cargo dos próprios a fiscalização…, partidos estes que nem se quer tem um estatístico para periciar tais levantamentos registrados e publicados. Resumindo…, neste país…, “em ano de Copa do Mundo a maioria dos torcedores viram técnicos e eleitores tornam-se estatísticos…”

PLN- Quais os desafios do Instituto para 2022 um ano eleitoral?

RM – Sempre trazer as melhores informações através de técnicas inovadoras de coleta e análise de dados.

PLN- Como Ralbert Menezes observa hoje o seu setor de atuação?

RM – Infelizmente…, neste momento “brotam-se empresas, as quais em sua maioria não possuem o profissional de estatística conduzindo o trabalho e recorrendo apenas para ASSINAR PESQUISAS, tendo em vista de que uma pesquisa é somente registrada com a assinatura de um estatístico devidamente registrado”.

PLN- Em 2018, algumas pesquisas realizadas e divulgadas não foram condizentes com o resultado final do pleito, o que motivou críticas de alguns setores da mídia e política. Qual avaliação o senhor faz desse tema e se isso pode ocorrer em 2022 novamente?

RM – Primeiro que para criticar é necessário o devido conhecimento técnico… Eticamente não costumo opinar em estudos os quais não conduzo. Mas infelizmente o eleitorado fica “a mercê” dos maus feitores.

PLN- Em Sergipe, a disputa pelo cargo de governador será realizada por quatro nomes competitivos, certamente teremos uma eleição disputada e obviamente segundo turno sem dúvidas. Qual a perspectiva eleitoral baseada em pesquisas?

RM – Na política tudo pode acontecer e a opinião do eleitorado muda a todo momento… “uma pesquisa de opinião atendendo a todos os parâmetros refletirá o hoje…, amanhã tudo pode mudar”.

PLN- O senhor prefere trabalhar com pesquisa para consumo interno ou para divulgação para o público após o registro junto ao TSE?

RM – Depende da circunstância e momento.

PLN- No campo nacional a evolução das pesquisas aponta para uma polarização de Lula e Bolsonaro, uma candidatura de terceira via teria chances no cenário presidencial?

RM – Difícil opinar em estudos os quais não participei.

PLN- Qual mensagem o estatístico Ralbert Menezes deixa para à população sergipana?

RM – Sejam criteriosos e busquem conhecer as empresas que realizam este trabalho e os profissionais inseridos nesta temática. ACREDITEM NAS PESQUISAS, pois, mesmo que nós estatísticos fiquemos reféns das respostas sinceras dos eleitores, as mesmas realizadas com todos os parâmetros técnicos…, tem uma grande probabilidade de retratar naquele momento a realidade daquela população através de uma amostra.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070