Simão Dias celebra neste domingo, 12 de junho, 132 anos de história

12 de junho de 2022 - 07:23, por Marcos Peris

O município de Simão Dias celebra neste domingo, 12 de junho, 132 anos de Emancipação Política, cultivados com uma rica história nas áreas política, econômica, cultural e religiosa, bem como no desenvolvimento do setor da agricultura e pecuária.

Além da beleza da cidade, Simão Dias, que é abençoada pela padroeira Senhora Sant’Ana, é destaque no Estado pela Praça Barão de Santa Rosa, cartão postal, assim como pelo Ponto Turístico da Serra do Cabral.

E para comemorar a importante data, a gestão Nossa Força, Nossa Gente elaborou uma programação com Culto Evangélico, alvorada festiva, Missa Solene, hasteamento de bandeiras e apresentações culturais.

No sábado, 11 de junho, acontece o Culto na Igreja Evangélica Presbiteriana e no domingo, 12 de junho, as comemorações contam com alvorada festiva pelas ruas da cidade, seguida de Missa Solene na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana e hasteamento das bandeiras na Praça Barão de Santa Rosa.

A programação cultural inclui o evento ‘I Encontro Cultural da Nossa Gente’, também na Praça Barão de Santa Rosa, com apresentações de Dança de Roda e Reisado; Premiação do Concurso Literário; Os Cobra do Forró; repentista Galego da Viola; Quadrilha Asa Branca; Grupo de Teatro Velho Chico; Grupo de Capoeira Aruandê e o cantor Edelmo Recordações.

Segundo os historiadores, a história do município remete que em 15 de março de 1850 o território que pertencia a atual Simão Dias foi elevada por lei a Vila, denominada “Senhora Santa’ Ana de Simão Dias”, Simão Dias (de 1912 a 1944: Anápolis) recebeu status de município pelo decreto nº 51 de 12 de junho de 1890.

Após se tornar uma cidade, Simão Dias teve como primeiro prefeito, escolhido por meio de uma votação, o coronel e advogado Rafael Arcanjo Montalvão. Um marco histórico da sua fundação foi o Vaqueiro Simão Dias, que chegou com seu rebanho nessa terra que era ocupada por índios.

Para o atual prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana, o município se destaca pela pujança do seu povo em empreender em solo simãodiense, seja na abertura de empresas ou no desenvolvimento da agricultura e pecuária, duas fontes de renda do município.

Cristiano também frisou da sua atuação à frente da gestão pública municipal e os investimentos realizados pela sua administração em prol da promoção de mais qualidade de vida para a sua gente. “Rogo a Deus e a Senhora Sant’Ana para continuar nos guiando e nos mostrando os caminhos para fazer de Simão Dias um lugar bem melhor para se viver. E que esse dia tão especial para todos nós simãodienses seja repleto de muitas conquistas”, finalizou o gestou.

ASCOM / Prefeitura de Simão Dias

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070