Suely Barreto: “A política que tanto sonhamos é possível e necessária”

12 de junho de 2022 - 17:18, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Lagarto Notícias é com a bacharela em Direito e pré-candidata a deputada estadual pelo Cidadania, Suely Barreto.

PLN – Quem é Suely Barreto? Conte-nos um pouco de sua história de vida.

Suely Barreto – Suely é uma mulher muito simples, batalhadora, corajosa e persistente. Eu nasci em Indiaroba e fui criada em Estância onde minha mãe era escrivã e tabeliã e meu pai sempre foi mecânico e caminhoneiro. Tenho três irmãos biológicos, um já falecido, e três irmãos adotivos. Me tornei mãe ainda na juventude de uma linda moça e de um casal de gêmeos, hoje adultos. Desde a infância eu fui uma “moça diferente” gostava de tudo que não era aceito para meninas. Brincar de bola, tomar banho em rios, pegar caranguejo em manguezais, pedalar e cavalgar nas fazendas, enfim, sempre que ouvia “não é pra você” me instigada a vontade de fazer e fazia bem feito. Aos 17 anos, estudando sociologia no ensino médio, integrei o movimento em defesa da reforma agrária e não me afastei mais dos movimentos sociais. Casei, procurei estudar muito e a cada nova descoberta a certeza de que eu tinha/tenho a missão de ajudar pessoas.

PLN – Suely Barreto é bacharela em Direito, pós-graduanda em Direito Penal e como surgiu o interesse pela política?

SB – Na verdade o interesse pela política surgiu antes do interesse pelo curso de Direito. Sempre enxerguei a política como a maneira legítima de ajudar a sociedade a se desenvolver, progredir e oportunizar um futuro melhor. Fui aprovada em dois vestibulares na mesma época, Jornalismo e Direito, optei por me especializar em garantias de Direitos da população, para não apenas aprender sobre, mas, exigir que as Leis se cumpram para todos.

PLN – A senhora disputou as eleições para vereadora e prefeita de Estância, em 2016 e 2020, respectivamente, por qual motivo não logrou êxito nas duas disputas?

SB – A política tradicional e a força do poder econômico dificulta demais os novos nomes. Vemos pessoas sem capacidade técnica, sem serviços prestados e apadrinhados de políticos ocuparem os espaços que deveriam ser ocupados por pessoas merecedoras. Esse é o maior trabalho, conscientizar a população sobre a sua responsabilidade pessoal e convencer essa mesma camada social a acreditar que existe honestidade e moralidade na política. Por outro lado, o fato de ser mulher e de ter alcançado meus espaços por mérito e não por indicações ou apadrinhamentos preocupa o sistema tradicional que dificulta de todas as maneiras possíveis a minha aproximação aos ambientes de representatividade. Mas, sigo firme e acreditando no meu potencial. Novamente o eleitorado estanciano e sergipano terá oportunidade de conhecer e avaliar o nosso nome e trabalho.

PLN – Qual foi a sua atuação à frente de Conselhos Municipais e do Projeto Mulheres de Cores?

SB – Eu presidi vários Conselhos Municipais, entre eles, o Conselho de Políticas Anti Drogas, Conselho do Idoso e Conselho de Assistência Social. Também fui conselheira nos Conselhos da Criança e do Adolescente, Conselho de Saúde e Conselho de Desenvolvimento Sustentável. Assim como no INDEPENDÊNCIA Química Projeto de prevenção e combate às drogas que idealizei e coordeno há quase 13 anos, o Projeto Mulheres de Cores, hoje com 5 anos de atuação, visa garantir Direitos das mulheres além de incentivar o empoderamento, o empreendedorismo e combater a violência doméstica.

PLN – Para 2022, a advogada Suely Barreto está mesmo disposta a tentar vaga na Assembleia Legislativa?

SB – Disposta, preparada, consciente e determinada a novamente me colocar à disposição e apontar alternativas possíveis e necessárias para que os sergipanos tenham uma representação feminina à altura das suas necessidades.

PLN –  Como a senhora pretende se apresentar ao eleitorado em busca do voto para seu projeto?

SB – Como realmente sou, sem personagens e colocando à disposição da população toda a minha experiência na vida pública, toda a minha capacidade técnica e tudo que vi, vivi e aprendi em mais de 25 anos de experiência política.

PLN –  A senhora anseia ser uma voz feminina forte e com ideias relevantes na Alese?

SB – Com certeza. Pautas relevantes devem ser defendidas com independência, coragem e competência, requisitos que preencho notoriamente.

PLN – O fato do agrupamento do ex-prefeito Ivan Leite pertencer ao mesmo bloco do Cidadania não pode atrapalhar o seu projeto político esse ano?

SB – Eu fui uma das integrantes do Diretório Nacional do Cidadania que votou a favor da federação Cidadania/PSDB por entender que os benefícios dessa união seriam maiores que qualquer problema pontual. Não vejo nenhum problema em grupos opostos, uma vez que, o foco do meu trabalho e da minha construção acontecem com pessoas iguais a mim e que vivem e constroem comigo essa alternativa totalmente diferente das demais.

PLN – Atualmente, como está o planejamento nesse período de pré-campanha?

SB – Estamos focados em percorrer os municípios e conhecer e dialogar sobre os principais problemas de Sergipe. Política é sobretudo, construção e ninguém melhor que o próprio sergipano para nos ajudar a construir o melhor para todos.

PLN- Como será disputar uma eleição pela federação PSDB/Cidadania com nomes como dos deputados Georgeo Passos, Kitty Lima, Dr. Samuel e os vereadores Sheyla Galba e Ricardo Marques?

SB – Primeiro, uma satisfação e orgulho em saber que integro um grupo de políticos fichas-limpas, segundo ter plena consciência do meu potencial e de todo o serviço prestado a esse Estado, requisitos que me colocam em condições iguais de disputa.

PLN – Com qual pré-candidato a deputado federal, Suely pretende firmar aliança em Estância?

SB – Temos excelentes nomes no nosso partido, e mesmo defendendo candidaturas femininas, entendo que homens e mulheres de bem precisam ocupar esses espaços e por isso seguirei ao lado de Itamar Santana, advogado lagartense sempre apoiador das nossas lutas em Estância e região.

PLN – Qual mensagem a advogada Suely Barreto deixa à população sergipana?

SB – A política que tanto sonhamos é possível e necessária. Basta que façamos a nossa parte e busquemos o melhor para a coletividade. Eu escolhi estar do lado certo e espero que todos vocês me sigam na mesma direção.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070