Luan Araújo: “A política é sim o principal instrumento de transformação”

10 de julho de 2022 - 17:36, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Portal Lagarto Notícias é com o professor e enfermeiro, Luan Araújo.

Portal Lagarto Notícias – Quem é o Professor Luan Araújo? Conte-nos um pouco de sua história de vida.

Luan Araújo – Nasci no Baixo São Francisco, na cidade de São Francisco, onde estudei e vivi minha infância. Como minha mãe é Técnica de Enfermagem eu acabei sendo o instrumento e extensão do seu sonho, assim me tornei Enfermeiro e ao começar a trabalhar nos hospitais percebi de cara a grandiosidade dessa profissão que está presente quando nascemos e muitas vezes são os olhos que são vistos e mãos que são tocadas no momento de finitude.

PLN – Como foi a sua formação inicial na área da Educação?

LA – Além de cuidar das pessoas como profissional da Enfermagem, ser professor sempre foi um grande desejo, assim fiz o Mestrado em Biotecnologia e vivo intensamente essa profissão transformadora, os alunos nos motivam demais, é gratificante encontrá-los hoje em Hospital de ponta como Sírio Libanês, Albert Ainstein e também em nosso Estado em diferentes posições de destaque, fico feliz quando encontro principalmente alunos que assim como foi o meu caso pagam a faculdade com muita dificuldade, mas logo entendem que a Educação é a principal forma para mudarmos de Vida.

PLN – Além de professor universitário, o senhor também é enfermeiro do SAMU e comanda o Café com Política, como concilia todas essas atribuições?

LA – Só quem vive a adrenalina do SAMU sabe a intensidade e o quanto é gratificante fazer parte deste serviço, um serviço que precisa de muitas melhorias é verdade, mas os profissionais são tão comprometidos que essas necessidades não comprometem o atendimento de excelência que é prestado.

PLN – Das três funções, qual lhe realiza como profissional?

LA – Enfermeiro sem dúvidas, pois me fez evoluir não só profissionalmente, mas como ser humano.

PLN – No tocante à Educação, quais prejuízos o professor Luan pode explanar causados pela pandemia da Covid-19?

LA – A parte principalmente do ensino prático foi comprometida devido a inviabilidade da presencialidade, já a parte teórica tivemos perdas, mas os professores do infantil ao ensino superior mostraram muita resiliência e capacidade superação/adaptabilidade.

PLN – Com relação a área da Saúde, mais de perto do SAMU, como descreveria o atendimento do órgão, atualmente em Sergipe?

LA – Eu nunca vivi algo tão intenso, é tipo assim: você está deitado na base e de repente levanta correndo e quando se dar conta está atendendo e salvando vidas um acidente com múltiplas vítimas, afogamentos, parada cardíaca e tantas outras formas. É intenso e gratificante demais.

PLN – O Café com Política tem feito a diferença em Sergipe, como surgiu essa ideia do Podcast?

LA – Embora as pessoas abominem a política, eu não vejo outra forma de conseguir fazer as principais transformações que desejamos. Assim eu fui vereador, logo em seguida disputei uma eleição para prefeito, como não saímos com a vitória eu sentia a necessidade de continuar na ativa, compartilhando boa ideias, assim nasceu o Café com Política que tem como objetivo principal Compartilhar Boas Práticas de Gestão Pública, já entrevistamos vários prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, secretários e gestores de um modo geral.

PLN – O senhor possui filiação partidária? E almeja disputar cargo público em Sergipe?

LA – Atualmente estou filiado no Partido Progressistas. Sim, vamos participar e nós não vamos parar! Todos que acreditam em uma causa precisam participar, se candidatar, se não for candidato se envolver e tentar aos poucos desconstruir a ideia que um mandato deve passar de pai para filho e que não é lugar de pessoas “comuns”, se você é uma pessoa boa e não participa, você não pode reclamar que os ruins que ia estão faça isso por você! Possivelmente deputado estadual.

PLN – Caso entre na disputa esse ano, qual cargo pretende tentar nas urnas?

LA – Deputado estadual, defendendo com clareza pautas como: a Enfermagem, a Saúde e às necessidades do Baixo São Francisco.

PLN – O professor Luan participou do lançamento da pré-candidatura de Fábio Mitidieri ao Governo, já está definido que votará no deputado para o executivo sergipano?

LA – Onde estiver o Partido Progressitas por coerência nós precisamos está presente.

PLN – Qual mensagem o professor Luan Araújo deixa para a sociedade sergipana?

LA – Eu acho muito interessante quando Aristóteles chama atenção para um entendimento que é comum quando ele diz que: “A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação”, por isso acredito e desejo muito que pessoas preparadas e com vontade de fazer acontecer entrem na política e quebrem esse ciclo! Não vamos desistir do nosso Estado! A política é sim o principal instrumento de transformação, não acreditem em quem falar o contrário. Quando você se sentir pronto faça o enfrentamento, coloque seu nome a disposição é o que a velha política mais teme, até porque Deus primeiro sempre vai te dar o PROPÓSITO e quando você der o primeiro passo irão aparecer os RECURSOS, essa é a lógica de Deus.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070