Prouni 2022: MEC prorroga inscrições para tentar bolsas de estudos em universidades privadas

4 de agosto de 2022 - 08:25, por Marcos Peris

O período de inscrição do segundo semestre do Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi prorrogado para sexta-feira (5), até às 23h59. A decisão foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), após falhas no sistema cadastral.

O programa oferta bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, realizados nas instituições de ensino superior privadas. O candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos nas áreas de conhecimento do exame. Além disso, não pode ter zerado a prova de redação.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já na parcial, (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

O resultado será divulgado nas instituições de ensino escolhidas e no site do Prouni, onde também devem ser realizadas as inscrições. A primeira chamada ocorre no dia 8 de agosto e a segunda em 22 de agosto. Após o resultado, os candidatos devem comparecer na faculdade em que foi aceito para entregar a documentação.

Como participar

Para participar do Prouni, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, sendo que para quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada haverá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni.

As demais condições que devem ser atendidas são: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência. Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Modalidade de concorrência

Uma das novidades da edição é que a inscrição deve ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso, há também uma ordem de prioridade para classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Outra mudança está relacionada com a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação irá observar a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deve ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem.

  • professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Cronograma do Prouni do 2º semestre

  • Inscrições: 1º a 4 de agosto
  • Resultado da 1ª chamada: 8 de agosto
  • Comprovação das informações: 8 a 17 de agosto
  • Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto
  • Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto
  • Lista de espera: 5 a 6 de setembro
  • Resultado da lista de espera: 9 de setembro
  • Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070