Abraão da Conceição: “A Câmara tem se destacado na propositura que revela as necessidades da população”

21 de agosto de 2022 - 17:33, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana é com o vereador e 1º secretário da Câmara de Simão Dias, Abraão da Conceição (União Brasil).

Portal Lagarto Notícias – Qual o volume de proposituras apresentadas durante esse mandato?

Abraão da Conceição – Até a presente data: 19 Projetos de Lei; 78 Indicações; 17 Requerimentos; 41 Moções; 3 Audiências Públicas; 3 Títulos de Cidadania e 2 Medalhas Barão de Santa Rosa.

PLN – Quais projetos o senhor pode descrever como prioridade para apresentação no decorrer do seu mandato?

AC – Primeiro a cobrança pela regulamentação e execução das Leis Aprovadas e sancionadas, de forma especial: Lei do Atendimento Bancário em 40 minutos; Lei de Estágio para estudantes das escolas públicas; Projeto de Lei Troco Solidário para incentivar aos consumidores doação no ato de suas compras às associações (organizações não governamentais). Apresentação do Projeto de Lei que instituirá o Orçamento Impositivo e o Projeto de Lei que reconhece a prática do Willing (GRAU) como prática esportiva em espaço devidamente adequado e designado pelo poder público para tal. Não posso deixar de registrar nossa luta pela valorização dos professores e implementação do Piso Salarial do Magistério 2022.

PLN – Tem algum projeto que pode ser visto como polêmico, mas que pode trazer benefícios para a sociedade?

AC – Projeto de Lei que instituirá o Orçamento Impositivo e o Projeto de Lei que reconhece a prática do Willing (GRAU) como prática esportiva em espaço devidamente adequado e designado pelo poder público para tal. Outra situação que não será um Projeto de Lei, mas uma demanda de nosso mandato é que se faça uma análise técnica quanto a situação do Calçadão Joviniano de Carvalho para que parte dele ou todo volte a ser uma via única trafegável de veículos mantendo-se calçadas aos pedestres, objetivando fortalecer o comércio e dar fluxo saudável ao trânsito de Simão Dias.

PLN – Como avalia a realização da Audiência Pública promovida pelo senhor para discutir o trânsito da cidade?

AC – Extremamente POSITIVA. Além da participação de setores da sociedade, autoridades no assunto e população em geral, avaliou-se ser urgente medidas no trânsito e principalmente de fiscalização consequente para se educar e punir os infratores. Destacou-se ainda a necessidade imperiosa de se dar estrutura humana e material ao Departamento de Trânsito que hoje conta apenas com parte da Guarda Municipal que acumula tais atividades. Agora teremos uma nova agenda setorial cobrando concretamente as demandas inerentes a melhoria do trânsito simãodiense. Registro um agradecimento especial a Roberto Chaves e nossa Guarda Municipal.

PLN – Qual avaliação o professor Abraão faz da atuação da atual presidenta da Câmara, Irailde Souza?

AC – Excelente! Uma presidenta democrática, uma gestão ampla, clara e participativa. Irailde tem conduzido com competência a Casa Legislativa, principalmente o fortalecimento do legislativo municipal. Uma grande mulher que aos 68 anos tem nos dado aula enquanto política e gestora.

PLN – O senhor é o 1º secretário da Casa de Leis, com relação as eleições do biênio 2023/2024 como estão as tratativas para o pleito?

AC – Tudo pode acontecer. Inclusive nada. A gestão de Irailde a credenciou para a tentativa de reeleição que ainda está em fase de deliberação e amadurecimento na base de sustentação do Prefeito Cristiano Viana. Os caminhos dessa situação serão amadurecidos e compartilhados com o Chefe do Executivo que tem maioria naquela Casa e tem tratado a Câmara Municipal com muito zelo e respeito. Acredito na reeleição da vereadora Irailde e o desfecho deverá ser com a unidade e maturidade do agrupamento.

PLN – Como tem sido a relação entre os poderes legislativo e executivo?

AC – Relação de respeito e independência. Somos 13 vereadores comprometidos com as políticas públicas, com o desenvolvimento e crescimento de Simão Dias e cada um tem dado o melhor de si no exercício de seu mandato. Ademais, a Câmara tem se destacado na propositura que revela as necessidades da população e uma cobrança contundente ao executivo municipal.

PLN- Qual mensagem o senhor deixa para à população simãodiense?

AC – Paz, Amor e Caridade. Que a cada dia de vida possamos evoluir e compreender que a fase nesta vida material é um sopro onde cada um de nós precisamos fazer o bem, empreender o interesse coletivo e plantar a paz nas relações sociais para uma sociedade mais justa e igualitária. Que a fé e Deus habitem os corações de todos nós simãodienses.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070