Lawany Godolphim: “A alimentação é primordial em cada ciclo de nossa vida”

9 de outubro de 2022 - 17:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com a nutricionista simãodiense, Lawany Godolphim.

Portal Lagarto Notícias – Quem é Lawany Godolphim? Nos conte um pouco de sua história de vida.

LG: Sou Lawany Godolphim, tenho 29 anos, casada com Marcelo Carregosa, de onde nasceu minhas duas princesas Marcelly Louise e Marianne. Minha inspiração para ser mãe veio da minha avó materna Idalina, responsável pela minha criação, educação e formação.

PLN- Por que a senhora escolheu ser nutricionista?

LG: Escolhi ser nutricionista por saber que através de meus conhecimentos, posso melhorar a vida de uma pessoa tanto física quanto patologicamente. O desejo de ajudar as pessoas a verem a comida com outros olhos, a se alimentarem com prazer e equilíbrio, a mudar a vida delas através do alimento é tão gratificante, a nutrição é extraordinária!

PLN – A senhora se imaginava trabalhando como nutricionista num órgão para idosos, como o Lar São Francisco de Assis?

LG: Confesso que é desafiador, dia após dia me encanto mais com os idosos e me apaixono pela execução do fazer profissional no Lar São Francisco. Nunca me imaginei trabalhando com idosos, mas hoje vejo que é um público que me inspira e motiva a querer aprender sempre mais.

PLN – Como é sua rotina diária dentro do Lar São Francisco?

LG: Costumo montar o cardápio mensalmente e essa construção é mutua, procuro sempre ouvir a opinião dos idosos sobre o cardápio do mês anterior para que sejam feitos ajustes. Além disso realizo atendimentos e avaliações individuais, quando necessário.

PLN- Na sua avaliação, como a nutrição impacta na saúde dos profissionais e pacientes da instituição?

LG: Impacta sim, e no sentindo totalmente positivo. A alimentação é primordial em cada ciclo de nossa vida, desde a primeira infância até a terceira idade. Dessa forma o cuidado nutricional com esses pacientes é importantíssimo para a manutenção de sua saúde e longevidade dos mesmos. Assim como também os para os profissionais que fazem parte da instituição, temos que ver alimentação como um todo!

PLN – Lawany Godolphim concorda que a saúde começa com uma alimentação adequada? Por quê?

LG: Sim, porque tudo que ingerimos está diretamente ligado com o funcionamento do nosso corpo. Se nossa alimentação não vai bem, tudo desanda. O sono fica ruim, ficamos menos dispostos a exercer nossas funções cotidianas do dia a dia, temos falta de concentração, irritabilidade, fraqueza e entre outros fatores que desencadeiam problemas relacionados à alimentação inadequada, como obesidade, hipertensão, diabetes. Então a alimentação é o centro, é o combustível para nosso corpo. Devemos manter hábitos alimentares saudáveis associado a prática de atividades físicas.

PLN- A senhora é esposa do secretário de Esporte, Marcelo Carregosa, como avalia o trabalho dele na pasta?

LG: Marcelo vem desenvolvendo um trabalho nunca visto no município de Simão Dias. Valorizou o esporte local conquistando o titulo inédito da Copa TV Sergipe de Futsal para nossa querida cidade, além de resgatar e apoiar outras categorias do esporte como a corrida, os paratletas, além da retomada da academia da gente. A tradicional festa de Senhora Sant’Ana foi espetacular, realizada após 2 anos de pandemia, com uma estrutura e organização nunca visto em nosso município. Aquecendo o comércio local através do evento promovido pela prefeitura em parceria com o Secretaria de Esporte, isso é de grande importância para os munícipes.

PLN- A chegada de Marcelo ao cargo alterou a rotina do casal, principalmente entre a família?

LG: Marcelo é um pai e um esposo maravilhoso, por ser um secretário dedicado durante a semana a rotina de trabalho é intensa, porém ele consegue administrar bem seu tempo com a nossa família e sua única preocupação é ter um tempo de qualidade para aproveitarmos juntos.

PLN- Tem sido difícil conciliar a sua rotina diária com as funções no Lar São Francisco?

LG: Consigo conciliar muito bem as responsabilidades. Já deixo tudo organizado antes de sair de casa, o que facilita na manutenção da rotina das crianças e da minha.

PLN- Qual mensagem a senhora deixa para à população simãodiense?

LG: Como filha de Simão Dias me sinto feliz em estar contribuindo positivamente na vida dos idosos do Lar São Francisco e mais ainda da gestão do prefeito Cristiano Viana. Sei da responsabilidade e do compromisso dele em levar o melhor para nossa gente, por isso me dedico ao máximo para que tudo dê certo.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070