Série Memória Institucional : Hospital Nossa Senhora da Conceição (Lagarto-SE, 1902-2022)

8 de dezembro de 2022 - 11:34, por Claudefranklin Monteiro

Por Claudefranklin Monteiro

A História do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) pode ser compreendida a partir de quatro momentos distintos, mas que ao mesmo tempo se completam, sobretudo quando se leva em consideração a prática da caridade e do assistencialismo no campo da saúde, seja ao nível religioso, seja ao nível político. Entre altos e baixos, dificuldades e superações, a instituição segue prestando um valioso serviço de saúde pública para o Município de Lagarto-SE.

Num primeiro momento, o HNSC ficou marcado pela imagem e atuação de três importantes nomes e lideranças: monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, Dionísio de Araújo Machado e Artur de Oliveira Reis. Em cada momento, traços vivos das ações políticas e testemunhos incontestáveis de seu tempo.

Monsenhor Daltro – Dionísio Machado – Artur Reis

Durante anos, até a fundação do primeiro hospital de Lagarto, o cuidado dado ao doentes era rudimentar e rústico, praticado num ambiente famíliar e caseiro. As moléstias e doenças, de um modo geral, eram tradadas com beberagens e rezas, sem nenhum princípio científico e medicinal. Entre o final do século XIX e início do século XX, sobretudo com a implantação da República, se impõe por parte das autoridade públicas a necessidade de organizar os espaços públicos e os atendimentos sanitários da população.

Assim, desde a criação e instalação do Cemitério Senhor do Bomfim, em 1888, monsenhor Daltro levou adiante uma iniciativa para a construção de uma casa de saúde pública, inicialmente localizada na praça que hoje leva seu nome, que pertencia a ele e que foi doada ao Poder Público Municipal, com a prerrogativa de que, uma vez desativado, fosse doado ao patrimônio da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

A inauguração da primeira sede do HNSC, no dia 8 de dezembro de 1902, foi marcada por um trágico momento da vida política de Lagarto. Dois assassinatos foram cometidos em função das brigas entre Cabaús e Pebas: Dr. Filomeno Hora e o de seu algoz, Furriel Adolpho Monteiro, no antigo Mercado Público.

Primeira sede do HNSC – acervo Maninho de Zilá (anos 60)

Por décadas, o Hospital funcionou em condições precárias até 1957, quando o Sr. Dionísio de Araújo Machado (Prefeito de Lagarto) tomou as rédias da instituição dando-lhe um tom modernizante, inclusive com prédio novo, localizado ao lado do Cemitério Sr. do Bomfim, até a presente data. Conta-se que a construção do novo prédio foi motivada por uma disputa política com seu antecessor, na Prefeitura, o Sr. Alfredo Batista Prata (1951-55) que havia fundado a maternidade Monsenhor Daltro.

A modernização do Hospital não significou o abandono do antigo prédio, que continuou a servir a população como casa de recuperação ou lazareto, tendo sido até mesmo sede do antigo Grupo Escolar Chapeuzinho Vermelho, até ser demolido pelo Sr. Artur de Oliveira Reis, que assumiu o comando em 1976. Em 1982, Reis proporcionou uma reforma significativa e a instituição passou a contar, necessariamente, com donativos e subsídios. A partir de 2003, a gestão fico à cargo de seus familiares.

Acervo Artur de Oliveira Reis

O século XXI impôs desafios para a instituição e ela teve que se adaptar às novas necessidades e exigências sanitárias, passando a viver seu quarto momento, mantendo a ideia da filantropia, mas com uma nova feição, não só administrativa, mas também estrutural. Por essa época, além do HNSC, Lagarto passou também a contar com o Hospital Universitário Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (desde de 2010), hoje aos cuidados da Universidade Federal de Sergipe.

Encaragando o momento pandêmico da COVID-19, com celeridade e eficiência, o HNSC seguiu procurando vencer os desafios de nosso tempo. No dia 13 de janeiro de 2022, foi inaugurado o Centro de Hemodiálise e em junho, a Unidade de Terapia Intensiva Artur Reis, que conveniada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é destinada à realização de cirurgias eletivas e tratamento de hemodiálise, além de consultas e exames especializados. Entre as especialidades presentes na instituição, destaque para consultas em Cardiologia, Nefrologia, Cirurgia Geral, Ortopedia, além de exames laboratoriais, ECG, MAPA, Holter, Raio-X, Ultrassom e Ultrassom com Doppler e cirurgias de média à grande complexidade.

Centro de Hemodiálise

Atualmente, o Hospital Nossa Senhora da Conceição está sob os cuidados de André Andrade (presidente) e Jardel Vasconcelos (diretor-operacional), anunciando para o ano de 2023, em comemoração aos seus 120 anos, uma agenda cultural com inúmeras atividades, a partir do dia 8 de março, incluindo a criação de seu memorial e também da publicação de um livro contando toda a sua história.

Fachada Atual – Acervo Fax Aju

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070