Setur culmina Seminário de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Canindé de São Francisco

14 de dezembro de 2022 - 12:41, por Redação

Na manhã da última segunda-feira (12), em Canindé de São Francisco, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu o ‘Seminário de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no âmbito da Atividade Turística’, cujo cronograma foi realizado em quatro regiões tendo em vista contemplar os municípios que integram a Grande Aracaju, Litoral Norte, Litoral Sul e Baixo São Francisco.

Representando o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Patrícia Vitor, deu as boas-vindas aos participantes do evento, salientando a importância de proporcionar a discussão da importante temática no município de forma regional, agregando valores ao turismo do Estado. “Sabemos que este é um mal que precisa ser combatido, por isso, estamos sempre atentos e de mãos dadas para promover ações voltadas à proteção da criança do adolescente. Deixamos também o nosso agradecimento à Setur que é nossa parceira, e dizer que sempre estaremos de portas abertas para discutirmos pautas importantes como esta”, disse. 
 
A professora Draª. do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe, Laura Almeida de Calasans, abriu os trabalhos do seminário com a apresentação da palestra ‘Atividade Turística no contexto social e econômico’. Ela exibiu um vídeo do Movimento Supera Turismo, que apresentou peças publicitárias que enaltecem as belezas brasileiras em diversas mídias voltadas para o turismo.

Em seguida, ela abordou o tema explicando o que é o turismo, como ele traz benefício sob a perspectiva voltada ao turismo sustentável, assim como o perfil do ‘novo turista’ na atualidade, ou seja, após a fase mais conturbada da pandemia do novo coronavírus. “É importante falarmos sobre como o turista está retomando às práticas turísticas após o período vacinal, assim como são as relações de consumo, motivações que levam o turista a escolher seus destinos, assim como um panorama no contexto econômico até porque o turismo foi um dos setores mais afetados na pandemia e a sua retomada se deu de uma forma muito mais acelerada do que imaginávamos”, expressou. 
 
A Assistente Social da Setur e especialista em Violência Doméstica, Maria de Lourdes Moreira, apresentou o tema ‘Infância & Turismo Sustentável’, um assunto bastante delicado e que foi abordado de forma leve, relatando, inclusive, seus estudos de caso. “Foi gratificante encerrarmos o ciclo deste seminário atendendo os 75 municípios de Sergipe. Fico feliz em poder levar informação para estes profissionais da área de turismo e empresários para que possam entender a importância da prevenção do cuidar diferenciado que devemos dar às nossas crianças”, enfatizou.
 
Também foi apresentado o levantamento simplificado do contrato de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes finalizado em 2019, pela Consultora Ambiental da Setur, Thassia Luiza Santana Costa. Ela apontou que o diagnóstico elaborado entre os principais municípios turísticos do estado não aponta a ocorrência da exploração sexual no âmbito das atividades turísticas, não há dados concretos, no entanto, o objetivo do estado é justamente trabalhar a prevenção e através dessas capacitações inibir qualquer possibilidade. “Por isso que foi planejado e realizado quatro seminários regionais de capacitação da rede de proteção com foco nos profissionais do turismo, para compreender a temática e dar continuidade no âmbito municipal, assim como em 2023 é pretendido continuar a ação realizando oficinas mais direcionadas para o tarde turístico e demais membros da rede de proteção, fortalecendo, assim a responsabilidade da Secretaria de Estado do Turismo perante o combate e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito das atividades turísticas, ao mesmo  tempo que assegura que a economia do turismo se potencialize no estado de forma socialmente responsável”, considerou.
 
Encerrando a programação do ‘Seminário de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no âmbito da Atividade Turística’, a Assistente Social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Canindé de São Francisco, Cândida Caroline Santos, fez a apresentação da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes do Estado de Sergipe, e o trabalho desenvolvido naquele município, o papel de cada um que compõe o sistema de garantia de direito, e a importância que esse sistema tem no atendimento à essas crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. “O CREAS é um dos órgãos que compõe o sistema de garantia de direitos, e essa temática é muito importante para todo estado, principalmente pra gente aqui de Canindé, um município de fronteira onde recebe diariamente muitos turistas, portanto, trabalhamos numa perspectiva tanto de prevenção com a realização de palestras e atividades que levam informação para comunidade, assim como no acolhimento de crianças e adolescentes que venham a sofrer esse tipo de violação de direitos, portanto, trabalhamos em três frentes: no acolhimento da vítima e da sua família, na perspectiva de prevenção levando informação à sociedade, e na articulação com Rede”, explicou.
 
Promovido pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Setur, o ‘Seminário de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no âmbito da Atividade Turística’, contou com a presença do diretor de Cultura da secretaria de Turismo de Canindé de São Francisco, Emanoel Aleixo; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Canindé de São Francisco, Carlos Moisés de Lima Santos; a coordenadora do Conselho Tutelar de Canindé de São Francisco, Jussiane da Silva, assim como profissionais que atuam neste Conselho, e também no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); além de representantes do trade turístico e a jornalista Daminana Alves.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070