Denisson Pereira: “Retomar à pasta do SAMU me motiva ainda mais devido à grande aproximação com a rede de Urgência e Emergência”

13 de janeiro de 2023 - 16:28, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o enfermeiro Denisson Pereira da Silva, anunciado para à Superintendência do SAMU 192 Sergipe.

Portal Lagarto Notícias – Quem é Denisson Pereira? Conte-nos um pouco da sua história de vida.

Denisson Pereira – Meu nome é Denisson Pereira da Silva, sou enfermeiro e especialista em Gestão de Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Também possuo especialização em Urgência e Emergência, mestrado e doutorado em Saúde e Ambiente. Quanto à experiência profissional, atuei na área de Intervenção e Assistência do SAMU 192 Sergipe como técnico de enfermagem. Sou docente de Urgência e Emergência na Universidade Tiradentes há 15 anos e fiz parte do Programa S.O.S. Emergência do Ministério da Saúde. Na iniciativa privada atuei em Gestão Organizacional.

PLN – Como recebeu o convite para voltar a comandar o SAMU estadual?

Denisson Pereira – Estive à frente da Superintendência do SAMU 192 Sergipe entre fevereiro de 2021 e abril de 2022. Retomar à pasta me motiva ainda mais devido à grande aproximação com a rede de Urgência e Emergência. Entendendo, é claro, que o SAMU 192 Sergipe é um componente fundamental tanto em atendimento de urgências e emergências clínicas e traumáticas como nas transferências dentro do Estado.

Além disso, a equipe está muito bem afinada, então, esse convite em retornar ao cargo é, principalmente, uma oportunidade em colocar em prática novas propostas, assim como dar continuidade aos projetos que já estavam em andamento.

PLN- Qual o seu planejamento à frente do órgão no Estado?

Denisson Pereira – Inicialmente, é importante motivar toda a classe profissional, sejam eles os auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores. Temos também um planejamento de revisitar todas as 37 bases de Sergipe, para que possamos oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais.

Além, é claro, de capacitar os mais de 1.200 colaboradores do SAMU 192 Sergipe, a fim de familiarizar os profissionais com relação aos protocolos vigentes para atendimento de Urgências Clínicas e Traumáticas. Estamos em discussão para a construção da nova base que irá trazer melhores condições de trabalho e otimizar o deslocamento do atendimento aos pacientes.

PLN- Em quais pontos, o SAMU precisa melhorar para prestar um bom atendimento aos sergipanos?

Denisson Pereira – Um dos pontos mais importantes é a motivação dos profissionais e a oferta de capacitações. O SAMU 192 Sergipe atende, por ano, mais de 300 mil ligações, destas 55 mil se transformam em atendimento direto, o que torna ainda maior a necessidade de qualificação para que possamos atender da melhor forma a sociedade.

Também temos o Núcleo de Educação Permanente (NEP) que trabalha na prevenção de doenças traumáticas, oferecendo treinamento tanto aos profissionais quanto à sociedade.

PLN- Como lidar acerca dos elevados números de trotes no SAMU?

Denisson Pereira – Bom, saímos de um patamar de 7% para 4,5% no número de trotes, dado esse que ainda é inaceitável. Uma das maneiras para reduzir esses números são estratégias educativas que irão fazer parte do nosso planejamento do 1º semestre. Essas estratégias serão permanentes seja com treinamentos e capacitações dos profissionais, trabalhos direto no trânsito e educação nas escolas afim de reduzir os trotes.

PLN- Qual a estrutura do SAMU no Estado, atualmente?

Denisson Pereira – Atualmente, o serviço dispõe da operacionalização de 16 ambulâncias de suporte avançado, 44 de suporte básico, uma de Suporte Intermediário de Vida (SIV) e quatro motolâncias centralizadas em Aracaju. Com relação às motolâncias, elas passaram a contar com o Suporte Intermediário de Vida, ou seja, além do técnico, também há um enfermeiro prestando atendimento aos pacientes, onde são atendidas pessoas com quadro de traumas obstétricos, cirúrgicos, psiquiátricos, entre outros.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070