Luiz Roberto: “Estamos fazendo um trabalho inicial de apropriação, de conhecimento, saber o que tem dentro da SEDURBI”

12 de fevereiro de 2023 - 17:13, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (SEDURBI), Luiz Roberto.

PLN- Qual a trajetória de vida do advogado Luiz Roberto Dantas?

Luiz Roberto – Servidor concursado do Ministério da Fazenda (a partir de 1984); Empregado concursado da Petrobrás (1987 a 2019); Graduei em Direito pela UFS (1990); Atuei no escritório de advocacia Carlos Brito & Associados, mais adiante denominado “Santana, Araújo e Costa” (2003 a 2010); Me dediquei exclusivamente à Gerência de Comunicação da Petrobrás (2010 a 2016); Indicado por Fábio Mitidieri e respaldado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assumi o cargo de presidente da Fundat (final de 2016 e início de 2017) e em maio de 2017, por indicação do prefeito da capital, assumi interinamente a presidência da Emsurb, com o objetivo de resolver assuntos referentes à licitação da Limpeza Pública.

PLN- Como aconteceu a sua chegada ao cargo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb)? Qual trabalho tem desenvolvido à frente do órgão municipal?

Luiz Roberto – Na Emsurb, a convite do prefeito, me tornei efetivo e permaneci por mais seis anos, onde promovi mudanças significativas: resetorização da limpeza pública urbana; reorganização das feiras livres; estabelecendo critérios; por meio de Decreto, para melhoria dos serviços de sepultamento no Cemitério São João Batista; revitalização do Centro de Apreensão de Animais; criação dos ecopontos, ecobarreiras, ecobueiros; revitalização de pontos dos mercados centrais, a exemplo de Ponto do Caranguejo e Passarela das Flores; gestão das orlas da Atalaia, Pôr do Sol, Porto D’anta, além do Bairro Industrial; regulamentação da Lei de Publicidade; início da revitalização do Parque Augusto Franco (Sementeira), entre outras.

PLN- Como aconteceu o processo para que o senhor disputasse mandato de deputado federal em 2022?

Luiz Roberto – Recebi com surpresa o convite de Edvaldo Nogueira, em março de 2022, para ser candidato a deputado federal numa composição de partido. Aceitei por ser um homem de projeto e por fazer parte do grupo que está administrando os destinos de Sergipe há 20 anos.

PLN- Na sua opinião, por qual motivo não obteve êxito na disputa?

Luiz Roberto – Aceitei o convite ciente de todas as situações de dificuldades: o fundo eleitoral, por exemplo. O partido PDT tinha candidato à Presidência, então, boa parte dos recursos foi direcionado para a campanha de Ciro Gomes. O dinheiro foi pouco, não foi elaborado um projeto de eleição, antecipadamente, não foi criado um grupo consistente… No entanto, era de conhecimento de toda a situação. Não tive êxito, mas tive uma votação muito boa, tanto na capital quanto no interior – 35.564 votos, que foi uma grande vitória.

PLN- Qual a sua relação política e de amizade com o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira?

Luiz Roberto – Eu tenho uma relação política muito próxima com Edvaldo. É a nossa liderança política pelo PDT. É presidente estadual do partido e nutro por ele uma amizade pessoal.

PLN- A sua indicação para Sedurbi foi de Edvaldo e do PDT?

Luiz Roberto – A minha indicação para a Sedurbi foi de Edvaldo, foi do PDT e bem recepcionada pelo governador Mitidieri. Invertendo um fato anterior de 2016, quando foi Fábio Mitidieri que me indicou e Edvaldo aceitou. Agora foi ao contrário.

PLN- Como tem sido o trabalho à frente da Sedurbi?

Luiz Roberto – Esse trabalho inicial é de apropriação, de conhecimento, saber o que tem dentro da secretaria, as questões orçamentárias, as obras em andamento, o custeio da secretaria, para que, posteriormente, a gente possa sim também desenvolver atividades operacionais, como fiscalizando obras in loco. Por enquanto, estamos mais na parte burocrática, para que a gente construa um conhecimento da área. 

PLN- Futuramente, o senhor almeja voltar à disputa por um cargo político?

Luiz Roberto – Segundo Jairo Alves, ele diz que quem bota o pé na política é que nem visgo de jaca, você tira o pé, mas o sapato fica. Então, quando você arrisca algum mandato, participa de um pleito eleitoral, é porque você está se colocando politicamente e eu sempre tive essa vontade. Já coordenei muita campanha, colaborei, ajudei, mas nunca fui candidato. Essa foi a primeira vez. Então, futuramente, se assim partido, o grupo entender, é claro que a gente pode voltar a disputar um cargo político.

PLN – Seu nome é cotado para disputar a Prefeitura de Aracaju, o senhor toparia tentar o cargo?

Luiz Roberto – É natural que o meu nome seja posto como candidato à Prefeitura de Aracaju. Eu sou do grupo de Edvaldo Nogueira e ele tem interesse de fazer sucessor, diante do que é Aracaju hoje, diferente do que encontramos em 2017, com o avanço que teve na cidade, com as obras, os serviços, com a relação dos servidores, com o avanço na Educação, na Saúde, na Assistência Social, com a mudança da Cultura, fortalecimento da Guarda. Temos uma Aracaju resiliente dentro da Defesa Social. O que tem se feito como apoio de desenvolvimento do Turismo na capital e no Estado. Então, é natural que Edvaldo queira fazer seu sucessor e alguns nomes colocados aí é o meu, mas o futuro é a Deus dirá. Até porque além da indicação, o ideal é que todo o grupo político ratifique esse nome e, em conjunto, fortaleça essa possível candidatura. Então, eu não tenho receio nenhum de disputar a Prefeitura de Aracaju, caso o meu nome seja escolhido. E se não for, trabalharei na campanha arduamente e ativamente para quem for candidato. Eu sou um homem de projeto. Foi assim que eu fui para deputado federal e assim que eu poderei ser o candidato ou até ajudar aí o candidato ou a candidata escolhido pelo PDT, por Edvaldo, e apoiado pelo grupo, que aí inclui o governador, o senador Laércio, e todas as correntes que estão nesse grupo, que está à frente da Prefeitura de Aracaju e do nosso Estado. 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070