A FÁBIO O QUE É DE FÁBIO: A REFORMA DO GRUPO ESCOLAR SÍLVIO ROMERO (LAGARTO-SE)

3 de março de 2023 - 21:52, por Claudefranklin Monteiro

Alfredo de Freitas Dias Gomes (Salvador-BA, 1922 – São Paulo-SP, 1999), aquele mesmo que escreveu o clássico “O Bem-Amado” (1962) e a telenovela “Saramandaia” (1976), ficaria ruborizado diante da novela que se tornou a peleja pela reforma e restauração do Grupo Escolar Sílvio Romero, na cidade de Lagarto-SE. Vou poupá-los dos capítulos anteriores, pois, da minha parte, meus dedos e língua estão calejados de contar, escrever, lembrar, cobrar, pedir, implorar, adular, lamentar… e quantos verbos lamuriosos possam existir no dicionário da Língua Portuguesa. Aqui, minha respeitosa “data venia” ao confrade e conterrâneo Dr. Laudelino Freire (1923-1937).

Acervo Claudefranklin Monteiro – dezembro de 2022

            Hoje, quero render minhas humildes linhas ao verbo ESPERANÇAR. Por uma razão muito simples e alvissareira: vislumbram-se no horizonte as cenas dos próximos capítulos, queira Deus eu não esteja errado, apontando para um final feliz. Pois as notícias das últimas semanas, ENFIM, foram melhores do que as dos as dos últimos SETE ANOS. Para quem não tem memória, não custa nada lembrar: ”Academia Lagartense de Letras se reúne com governador” [Jackson Barreto] – ver http://www.lagartonoticias.com.br/2016/06/15/academia-lagartense-de-letras-se-reune-com-governador/ (15 de junho de 2016).

            Desde quando o senhor Belivaldo Chagas Silva assumiu o Governo de Sergipe até o desfecho de sua passagem pela governança do nosso laborioso Estado (2018-2022), no que se refere ao Grupo Escolar Sílvio Romero, em Lagarto-SE, não houve sequer um mínimo de avanço, levando todas as promessas a morrerem em berço esplêndido da sua mais “competente” indiferença. Ao passo em que a belíssima cidade de Simão Dias-SE, recebia do mesmo, no apagar das luzes de sua gestão, dois importantes e justos lugares de memória, para a alegria de Senhora Santana e tristeza de Nossa Senhora da Piedade.

            Como tudo na vida é perene, inclusive o Governo Belivaldo Chagas, viremos a página e nos concentremos naquilo que o fluxo do rio nos apresenta de novo. E nesse sentido, quero destacar a seguinte notícia que recebemos esta semana: “Governo de Sergipe – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura – Aviso de Licitação – Concorrência nº 03/2023 – Objeto: Serviços/obras de reforma, ampliação e restauração da Casa Sílvio Romero, em Lagarto-SE – Data: 04/04/2023 – Hora: 9 horas – Prazo de Execução – 330 dias – Tipo: Menor Preço Global –Regime de Execução: Empreiteira Preço Unitário – Dotação Orçamentária: Unidade Orçamentária 33101.236950023 – Projeto/Atividade: 804-Elementos de Despesa: 44.90.39/51 – Fontes de Recursos: 1500/1700. Base Legal: lei 8666/1993 – Parecer PGE 673/2023 – Valor Máximo do Contrato: R$ 3.655,006,14…”

            Traduzindo em bom português: AGORA VAI! E não poderia vir em momento melhor: CENTENÁRIO DO GRUPO ESCOLAR SÍLVIO ROMERO. Enfim, por mais de uma década de abandono, desprezo e indiferença, aquele prédio irá servir ao povo de Lagarto e regiões circunvizinhas. E longe de vir a ser, apenas, a sede da Academia Lagartense de Letras, há de ser a casa da cultura da gente e da juventude de nosso quatricentenário torrão de terra e mote de nossa identidade patrimonial.

             Até lá, e mais longe já teve, justiça seja feita a dois sujeitos cujos nomes é FÁBIO. Fábio Reis e Fábio Mitidieri. E assim afirmo do alto da minha liberdade democrática e isenção. Sim. Do primeiro, não sou eleitor e entusiasta desde o dia 17 de abril de 2016, quando ele votou a favor do Impeachment da presidente Dilma Rousseff, rendendo-se às chantagens do momento. Quanto ao segundo, em que pesem as votações duvidosas na Câmara dos Deputados, inclusive contra o servidor público, optei em outubro de 2023, pelo lagartense, o senador Rogério Carvalho.

            O fato é que, “entre mortos e feridos”, os FÁBIOS Reis e Mitidieri protagonizaram essa semana uma das mais importantes ações em prol do Grupo Escolar Sílvio Romero, desde 2016. Deixando outras autoridades lagartenses ainda mais em dívida e em constrangimento com os amantes e agentes da cultura lagartense, a saber (e relembrar): Rogério Carvalho, Gustinho Ribeiro, Gorette Reis e Ibraim Monteiro, que, em que pesem as inúmeras solicitações, se fizeram de rogado com promessas vazias e eleitorais ou mesmo com inércia e até mesmo falta de educação (do tipo: Academia Lagartense de Letras está mais é para Academia Saramandaiense de Letras). Ignorância é elogio, quando burrice seria a melhor definição.

            A Fábio o que é de Fábio, então! E que, enfim, o Grupo Escolar Sílvio Romero possa merece a atenção que merece e, ao lado da Igreja do Rosário e do Colégio Nossa Senhora da Piedade, da “praça” padre Possidônio Rocha e da praça Manoel Filho de Carvalho (ambas carentes de reforma e de humanização), volte a ser o antigo Largo do Rosário: cheio de vida e pulsante em arte, cultura, fé, conhecimento e lazer.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070