Danielle Garcia: “Esse é o governo das mulheres, que estão ocupando espaços e sendo protagonistas”

17 de março de 2023 - 10:07, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista da semana no Lagarto Notícias é com a delegada e secretária Especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Danielle Garcia. A edição especial alusiva aos 168 anos de Aracaju e homenagem ao mês da mulher.

Portal Lagarto Notícias – Como recebeu o convite para ocupar a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres?

Danielle Garcia – Fiquei muito feliz com o convite que recebi do governador Fábio Mitidieri para fazer parte de sua gestão, especialmente na pasta responsável por elaborar e implementar políticas públicas voltadas para as mulheres. Uma possibilidade de ampliar a luta para que os direitos das mulheres sejam respeitados e um maior protagonismo feminino. Pautas que sempre defendi e continuarei defendendo. Inclusive, esses foram compromissos firmados pelo governador Fábio quando discutimos o nosso apoio à sua candidatura no segundo turno. E agora, no governo, estamos recebendo todo o respaldo e apoio para desenvolver as ações e projetos planejados pela equipe técnica da secretaria.

PLN – Qual a sua avaliação da participação das mulheres no atual governo de Fábio Mitidieri?

DG – Esse é o governo das mulheres, que estão ocupando espaços e sendo protagonistas. São seis secretárias de Estado e várias outras mulheres em cargos de direção. Pela primeira vez na história Sergipe conta com uma mulher no comando de uma pasta tão estratégica como a Fazenda. Tudo isso mostra o compromisso do governador Fábio Mitidieri em garantir que nós mulheres tenhamos esse protagonismo para contribuir com a sua gestão, trabalhando pelo desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida da população.

PLN – Nestes dois meses de gestão, Danielle Garcia já está familiarizada com a sua nova função?

DG – Sim. E muito disso se deve ao respaldo que temos recebido do governador para montar o time que vem planejando e executando as ações da secretaria, além da parceria com os demais secretários e secretárias e dirigentes de órgãos do governo. Tudo isso nos deixa motivados para trabalhar no desenvolvimento de mais políticas para as mulheres sergipanas.

PLN – Qual será seu plano de trabalho à frente da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres?

DG – Enquanto mulher, conheço bem os desafios que temos que enfrentar diariamente para que tenhamos nossos direitos respeitados e superar as adversidades para alcançar o protagonismo na sociedade. E é toda essa bagagem que trago, junto com minha experiência profissional, para que possamos desenvolver, por meio desta Secretaria, as políticas públicas que assegurem às mulheres o acesso à Saúde preventiva, à capacitação e empreendedorismo, ao combate à violência contra elas, seja de qual tipo for, e garantir que a rede de apoio às vítimas funcione. E já conseguimos, mesmo em pouco tempo de atuação, colher frutos. No Dia Internacional da Mulher fizemos um evento com a participação do governador Fábio Mitidieri para lançar um pacote de programas e ações destinados, especialmente, à proteção e ao combate à violência contra mulher, bem como à geração de emprego e renda. Foram assinados pelo governador os decretos que determinam a criação do ‘Observatório da Mulher Beatriz Nascimento’, o ‘Selo Empresa Amiga da Mulher’, além da oficialização do ‘Programa Cartão Mais Inclusão – CMais Mulher’- e da parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para o cumprimento da Lei 8.264/19, que determina aos estabelecimentos a obrigatoriedade de adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

PLN – O que as mulheres sergipanas podem esperar de Danielle Garcia à frente da pasta?

DG – A mesma dedicação, compromisso e responsabilidade com os quais sempre atuei nas funções profissionais que desempenhei. Estou trabalhando diariamente com toda a equipe e demais secretarias e órgãos do Estado para que possamos deixar um legado de realizações e benefícios para as mulheres sergipanas.

PLN – No tocante à política, na sua concepção, o que contribuiu para a sua derrota ao Senado Federal em 2022?

DG – Tenho a consciência tranquila de que fizemos o que foi possível na disputa para o Senado para levar o nosso projeto aos sergipanos. Mas, vivemos numa democracia e eu respeito o resultado das urnas. Inclusive, agradeço a cada um que nos deu o voto de confiança e permitiu que, apesar de não vencermos a eleição, saíssemos ainda mais fortalecidos. Tanto que o nosso nome é sempre lembrado pela população.

PLN – Em paralelo ao seu trabalho no governo, a senhora segue articulando o Podemos para 2024?

DG. A gente continua na presidência do Podemos, mas demos uma pausa nas atividades partidárias. Mais para frente vamos conversar com todos do partido para ver como vai ficar a montagem de chapa para as próximas eleições.

PLN – Como está o processo de fusão envolvendo o Podemos?

DG – O partido, nacionalmente, incorporou o PSC, mas está faltando a decisão final do Tribunal Superior Eleitoral – TSE para que a gente consiga conversar com todos os eleitos do estado de Sergipe, não só do Podemos, mas também do PSC.

PLN – A senhora obteve uma expressiva votação na capital, pretende disputar a prefeitura aracajuana no próximo ano?

DG – Ainda é cedo para falar deste assunto. No momento, o nosso foco está nas ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Mais adiante, vamos dialogar com o grupo sobre o próximo pleito. Mas, é natural que o meu nome seja colocado como um dos possíveis para a disputa da Prefeitura de Aracaju pelas votações expressivas na capital nas duas eleições que disputei. E pelo fato de eu ter sido a candidata ao Senado com maior votação em Aracaju.

PLN – Qual mensagem Danielle Garcia deixa para os sergipanos, em especial as mulheres?

DG – Dizer para as mulheres sergipanas que elas não estão sozinhas. Vamos seguir trabalhando para que as políticas públicas já existentes funcionem plenamente e que novas ações e projetos sejam desenvolvidos para que as mulheres sejam cada vez mais protagonistas de suas histórias, sendo e fazendo o que elas quiserem.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070