Carol Correia: “A administradora precisa conciliar a teoria com a prática, por sinal, tarefa árdua”

2 de abril de 2023 - 17:19, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

No mês que se comemora os 143 anos da cidade de Lagarto, o Portal Lagarto Notícias irá entrevistar lagartenses de nascimento ou de coração, muitos que adotaram Lagarto para morar, trabalhar e ajudar a nossa amada cidade a se desenvolver.

A nossa entrevistada deste domingo, 2, é administradora de empresa, Carol Correia.

Portal Lagarto Notícias – Qual a trajetória de vida da administradora Carol Correia?

Carol Correia – Nasci em Santos, e com 11 meses passei a residir no interior baiano, o Povoado Sítio da Conceição, em Adustina/Ba. Lá estão minhas raízes paternas. No decorrer da infância, passei uma fase em Lagarto, pois minha mãe veio trabalhar na construção da UNED (atual IFS). Logo depois fui morar em Poço Verde, região da minha família materna, cidade a qual chamo de minha, pois vivi boa parte da infância e adolescência, fases que as recordações são muito fortes e muito me reflete aquela cidade que eu dedico muito amor.

Quando tinha 10 anos, eu e minha família sofremos a perda do meu pai por problemas de saúde. Em seguida, eu, minha mãe e meus três irmãos passamos a morar na mesma casa que os meus avós maternos, continuando em Poço Verde. Só que entre 2000 e 2002, acabei vindo morar com meus tios em Lagarto, sempre fui fascinada por esta cidade, e acabei passando três anos estudando. Depois, retornei para Poço Verde, e no ano de 2005, convenci os meus avós e a minha mãe a morar em Lagarto, definitivamente. Eu lembro bem desta conversa, naquela antiga mesa e cozinha aconchegantes. Eu os convenci que Lagarto era a cidade que contribuiria para o alcance dos meus objetivos e dos meus irmãos.

E assim, há 18 anos, nossas raízes foram fixadas nesta cidade, a qual sou infinitamente grata e muito apaixonada.

PLN – Como surgiu o interesse pela carreira de administradora?

CC – Sempre me espelhei na prima Elsimar Barros, que mora em São Paulo. Destemida, responsável e muito dedicada aos estudos e trabalho, formou-se em Administração de Empresas, fez especializações na área, e nos últimos anos passou a atuar com sua própria empresa de Consultoria, atendendo em outros estados também. Ela continua sendo uma inspiração para mim.

PLN- A senhora já atuou na empresa Bolo Bom, no CrediAmigo e agora atua no banco Santander, como foi a passagem por essas funções?

CC – A Bolo Bom sempre comento que foi a minha base, onde superei os primeiros desafios, tive espaço na comunicação com o cliente, comecei a me preparar para o futuro. Anos mais tarde, retornei à empresa para experiência na área de gestão, sendo um novo aprendizado, onde posso dizer que construir uma bonita história. Foram mais de 10 anos fazendo parte desse time.

O Crediamigo sinto como a minha faculdade profissional, onde vivi uma experiência completamente nova e que me levou a lugares, sensações, experiências, um mundo de oportunidades que não imaginava tão logo. Busquei absorver da melhor forma o que cada momento ensinava, pude desenvolver o viés estratégico, a importância da automotivação, da persistência, da capacidade de ir além das nossas próprias expectativas, desde que hajamos.

O Banco Santander considero a minha incrível especialização. Iniciei como Consultora de Vendas Externas contratada pela Almeida Kruger, Correspondente Bancário Santander. E, atualmente, atuo como Especialista em Clientes Empresas (Gerente de Relacionamento) contratada pelo Banco. Aqui posso dizer que é a consequência de todas as experiências anteriores, das escolhas, dos acertos, dos erros, do amadurecimento pessoal/profissional.

PLN – Qual o papel de uma administradora para uma empresa?

CC – A administradora precisa conciliar a teoria com a prática, por sinal, tarefa árdua. Necessita compreender as necessidades da empresa, traçar o planejamento estratégico englobando todo o cenário interno e externo, direcionar esses esforços ao alcance das metas e consequentes resultados.

PLN – Quais critérios levar em consideração ao contratar uma administradora?

CC – Maturidade é o primeiro e mais importante, na minha opinião. Quando a empresa resolve contratar um profissional de administração e não tem maturidade suficiente para compreender que os processos precisarão ser respeitados, que ambos terão que se unir, mesmo divergindo em algumas circunstâncias, sem sombra de dúvidas não obterá o êxito esperado com essa contratação.

Outro ponto relevante, é quando o sentimento da necessidade de contratação vem na fase que a empresa está em total desordem. O ideal, no meu conceito, é que se contrate para que a desordem não chegue, para que a(o) administradora(o) seja uma força na gestão. Quando se procura um profissional porque “o mundo está desabando”, possivelmente, as decisões que serão tomadas não passarão por todas as fases necessárias, e o sucesso dessa parceria pode não terminar bem. Cada um se sentindo injustiçado de alguma forma.

PLN- Quais resultados a contratação de uma administradora pode apresentar a curto e longo prazo?

CC – Seleção dos objetivos almejados; elaboração e execução do planejamento estratégico junto ao time; disciplina nos processos; inovação em produtos e serviços; potencialização no desempenho dos colaboradores; alcance dos objetivos traçados.

PLN- A senhora se sente realizada em sua profissão?

CC – Muito grata a Deus por cada experiência, por ter me ajudado até aqui, e por ter certeza que o seu cuidado permanece a cada instante.

Não poderia ter escolhido melhor profissão, não poderia ter escolhido melhor cidade para desenvolver a minha carreira. Tudo é exatamente como deveria ser.

Hoje eu conheço o meu perfil, eu sei o que de fato faz sentido para mim. Nunca trabalhei pensando, exclusivamente, no recurso financeiro. Sempre sentir que precisava ter um algo a mais para ficar encantada e desenvolver o meu papel, e aqui estou.

PLN – Além de sua atua função, qual outra profissão lhe encanta?

CC – A docência no Ensino Superior. Sempre comentei que gostaria de fazer como acréscimo. Ter contato direto com pessoas que reconheço a sensação de estar naquele lugar, que reconheço as lutas. Aprender enquanto se transfere o aprendizado é sentimento único, isso eu não tenho dúvidas.

PLN- No tocante a empresa, o que é necessário para uma gestão de qualidade?

CC – Vou resumir em três pontos que considero essenciais:

Primeiro, é a análise do negócio. A empresa deve identificar e admitir os pontos de melhoria, bem como reconhecer os seus pontos fortes.

Segundo, é preciso delegar. Contratar profissionais engajados em contribuir com o aprimoramento e desenvolvimento do negócio, sendo adequada com cada função/cargo.

Terceiro, é a ação. Colocar em prática tudo que foi decidido, compreendendo que ajustes podem e devem ser feitos, caso sejam necessários.

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