DIA HISTÓRICO PARA A CULTURA LAGARTENSE – O GRUPO ESCOLAR SÍLVIO ROMERO RESISTE

1 de junho de 2023 - 17:06, por Claudefranklin Monteiro

            O mês de junho não poderia começar melhor. Além de chuvoso, trazendo graças dos céus, para os amantes da cultura lagartense e para aqueles que, efetivamente, amam a cidade de Lagarto, com uma grande notícia, concretizada na assinatura da ordem de serviço da reforma e restauração do Grupo Escolar Sílvio Romero, no ano em que o prédio faz cem anos de inaugurado.

            O dia primeiro de junho de 2023 entra para a história de Lagarto, creio eu, como o ano da virada cultural do município. Depois de aproximadamente seis anos, enfim, fomos todos atendidos em nossas incansáveis reivindicações, junto ao Governo de Sergipe. Primeiro, no final da gestão de Jackson Barreto. E depois, por todos os quatro anos da gestão de Belivaldo Chagas, onde o prédio sobreviveu a todo tipo de revés, da indiferença às ações do tempo e também de dois princípios de incêndio.

            Em menos de seis meses de governo, Fábio Mittidieri mostrou-se muito sensível à causa do Grupo Escolar Sílvio Romero, deixando não somente os olhos dos confrades da Academia Lagartense de Letras, mas de os presentes ao cerimonial, brilhantes e com o coração afagado. E isto é um sinal visível de pertença e de identidade, de Lagartinidade, sentimento que deveria ser partilhado por todos, incluindo os agrupamentos políticos da cidade.

Governador Fábio Mittieri em foto oficial com alguns membros da Academia Lagartense de Letras, Dr. Caíque Vasconcelos, Sérgio Reis e Goretti e o deputado federal Fábio Reis.

            A chuva deu uma trégua na solenidade. Como bem e sabiamente disse o confrade César de Oliveira: “Deus mostrou-se um grande cerimonialista: cessou o temporal, durante o evento, e deixou a água cair logo após a foto oficial”. Ainda assim, um evento bastante concorrido, com diversas representações políticas, inclusive de outros municípios, do povo e da classe estudantil, a exemplo dos alunos do Colégio Estadual Sílvio Romero e do Colégio Nossa Senhora da Piedade.

            O presidente da ALL, o Dr. Paulo Andrade Prata, fez um breve histórico de toda a nossa peleja nos últimos anos, ressaltou a importância do prédio, solicitou uma parceria ainda maior com o Governo de Sergipe e agradeceu, penhoradamente, o apoio do governador e do Deputado Fábio Reis. Este, em seguida, visivelmente feliz e emocionado, prestou contas de sua valiosa colaboração, com emendas parlamentares, e agradeceu ao governador pela parceria e celeridade no atendimento do nosso antigo pleito. Fábio Mittidieri, antes de subir no dispositivo, falou para mim, após um cordial cumprimento: “estou e me sinto em casa, professor”. Sua fala nos encheu de ânimo e entusiasmo.

Dr. Paulo Andrade Prata, assinando ordem de serviço, sob o olhar atento do governador Fábio Mittieri e o deputado federal Fábio Reis

            Em pleno êxtase, o momento agora é, também, de pé no chão e muito trabalho. Garantidos os recursos iniciais para o começo da obra, é seguirmos firmes e vigilantes, para que a obra alcance êxito e que, para além de vir a ser a sede da Academia Lagartense de Letras, possa também, como a futura Casa de Cultura Sílvio Romero, ser um importante equipamento de cultura para os lagartenses e para os sergipanos.

            Significativo bem público de Lagarto, tombado pelo Patrimônio Cultural de Sergipe em 1991, o Grupo Escolar Sílvio Romero está recebendo um grande presente de aniversário e, por tabela, aqueles que são continuadores de sua história centenária, os alunos do Colégio Estadual Sílvio Romero e, claro, toda a sociedade lagartense, de modo particular os jovens, carentes de oportunidades e lugares de memória e de produção cultural, para expressarem seus talentos, manifestarem e aprimorarem suas capacidades artísticas e garantirem oportunidades de emprego dignas, que lhes permitam um futuro promissor.

Grupo Escolar Sílvio Romero
(acervo de Claudefranklin Monteiro)

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070