Minirreforma eleitoral muda a distribuição das sobras para cargos proporcionais

20 de setembro de 2023 - 17:23, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

DONA CLARA DEVERÁ SER A CANDIDATA DA SITUAÇÃO EM SIRIRI

Em Siriri, a prefeita em exercício, Dona Clara (PSB), deverá ser a candidata do agrupamento liderado por ela e pelo prefeito licenciado José Rosa (PSB).

SURGE OUTRO NOME PARA DISPUTAR PREFEITURA DE ARACAJU

O jornalista Joedson Telles escreve hoje no seu Universo Político acerca da possibilidade de uma candidatura do ex-deputado André Moura (União Brasil) à Prefeitura de Aracaju, em 2024. Segundo Joedson, além de sair do páreo para o Senado em 2026, André poderia garantir o apoio ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) ao cargo.

VEREADOR ROMPE COM AGRUPAMENTO DE SITUAÇÃO EM MUNICÍPIO SERGIPANO

Eleito pela coligação da prefeita de Carmópolis, Esmeralda França (PSD), o vereador Boquinha (PSD), decidiu romper com o agrupamento da gestão. Para o vice-prefeito do município, Hyago França (PSD), ninguém é obrigado a continuar no grupo, mas considera que a decisão do vereador foi um erro.

VEREADOR TEM MANDATO CASSADO EM SÃO PAULO POR RACISMO I

O vereador paulistano Camilo Cristófaro (Avante) teve seu mandato cassado na tarde desta terça-feira (19). Cristófaro é o primeiro parlamentar da história da Câmara de São Paulo com mandato cassado por um ato de racismo.

VEREADOR TEM MANDATO CASSADO EM SÃO PAULO POR RACISMO II

Foram 47 votos a favor da cassação por quebra de decoro parlamentar, cinco abstenções e uma ausência (a vereadora Ely Teruel). Camilo e a vereadora Luana Alves (PSOL) estavam impedidos de votar por serem partes do processo, segundo a Câmara paulistana.

VEREADOR TEM MANDATO CASSADO EM SÃO PAULO POR RACISMO III

O episódio em que Cristófaro foi acusado de racismo ocorreu em maio do ano passado, quando o vereador falou, durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos, que “não lavar calçada é coisa de preto, né?” O vereador estava participando da sessão de forma remota e não percebeu que o microfone estava aberto e o áudio foi “vazado” no plenário.

VEREADORA É O ÚNICO DE OPOSIÇÃO NO ATUAL CENÁRIO ELEITORAL

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) é o único nome de oposição que aparece com disposição para disputar o comando administrativo de Aracaju, para enfrentar o candidato governista nas eleições do ano que vem.

EX-PREFEITO ENTRE DISPUTAR TRÊS ARACAJU, SOCORRO OU ITABAIANA

O ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) se mantém em silêncio quando o assunto é disputa eleitoral em Sergipe. O ex-gestor serrano pode tentar retorno à prefeitura serrana, disputar Aracaju ou Nossa Senhora do Socorro.

PSB E PT JÁ BRIGAM PELO COMANDO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA I

Segundo o jornalista Cláudio Humberto, desde a última semana, PT e PSB intensificaram fritura mútua para saber quem vai comandar o Ministério da Justiça. Com aventada troca do ministro Flávio Dino, cotado para vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal, os socialistas fizeram chegar ao Planalto a lorota de que não vão “aceitar” outro corte em espaços.

PSB E PT JÁ BRIGAM PELO COMANDO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA II

O rebaixamento de Márcio França, enxotado de Portos e Aeroportos para criar Micro e Pequenas Empresas, ainda dói no partido. Já o PT, até faz lista de ministeriáveis.

MINIRREFORMA ELEITORAL MUDA A DISTRIBUIÇÃO DAS SOBRAS PARA CARGOS PROPORCIONAIS

Uma das principais mudanças da minirreforma diz respeito ao cálculo das “sobras” da eleição proporcional (para deputados federais, estaduais e vereadores). Atualmente, a distribuição das sobras é acessível a todos os partidos que participem do pleito, desde que o candidato tenha obtido votação equivalente a 20% do quociente eleitoral; e o partido do candidato tenha obtido votação equivalente a 80% do quociente eleitoral. A proposta exige que o partido obtenha 100% do quociente eleitoral, e o candidato, 10%.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070