Sessão Especial reverencia sesquicentenário de Laudelino Freire

29 de novembro de 2023 - 16:26, por Alexandre Fontes

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou na tarde desta terça-feira, 28, uma Sessão Especial em homenagem aos 150 anos do sergipano, natural da cidade de Lagarto, Laudelino de Oliveira Freire. De autoria do presidente Jeferson Andrade (PSD), a homenagem teve como principal foco enaltecer o legado construído pelo filósofo que soube com o máximo de maestria transitar profissionalmente pelos campos do Direito, Jornalismo, e Pedagogia, onde, neste último campo de atuação, se aperfeiçoou nas críticas literárias e das artes. Nascido em 26 de janeiro de 1873, sua biografia consta também o êxito alcançado durante os três mandatos de deputado estadual desenvolvidos na Casa Legislativa sergipana. Sem diagnóstico de intercorrências graves no respectivo quadro clinico, por motivos naturais, aos 64 anos Laudelino Freire faleceu no dia 18 de junho de 1937, no estado do Rio de Janeiro.

Detentor de 19 títulos literários publicados entre os anos de 1897 e 1937, sua contribuição popularmente mais apreciada pelos consumidores de livros e artigos, foi intitulada: ‘Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa’, uma publicação póstuma em cinco volumes. No auge dos seus 50 anos, em novembro de 1923 Laudelino foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira de nº 10 a partir da primeira quinzena de março de 1924. Sua presença na ABL sucedeu o renomado polímata baiano Rui Barbosa de Oliveira, e, diante do seu falecimento, foi sucedida pelo diplomata, professor e poeta paraense, Osvaldo Orico. Responsável por presidir a sessão, o deputado Luciano Bispo (PSD) destacou a importância desta atividade para a preservação da história das personalidades sergipanas.

“Muito me honra poder participar desta sessão que enaltece, reverencia e marca na história da Assembleia Legislativa o reconhecimento deste nobre cidadão lagartense em seus 150 de nascimento. Podemos denominar Laudelino Freire como um personagem de extrema necessidade para o nosso estado de Sergipe, responsável por contribuir com o progresso do nosso povo. Os estudos científicos nos mostram que mesmo após deixar o terceiro mandato de deputado, já enquanto educador no Rio de Janeiro, o homenageado desta tarde seguia defendendo o seu estado de origem, garantindo que, apesar de pequeno em sua geografia, era formado – e assim permanece –, por um povo aguerrido com sede de trabalhar e ajudar na construção de um futuro melhor para todos”, destacou Luciano Bispo. Para o parlamentar, é de fundamental importância que as novas gerações busquem se espelhar em cidadãos com o perfil de Laudelino Freire.

Na concepção do deputado, a partir do momento que crianças e adolescentes buscam adotar como referências sergipanos que, por este estado se doaram nas respectivas áreas de atuação, estão contribuindo para que os avanços sejam construídos dentro da perspectiva de melhorar a qualidade de vida já nas próximas décadas. “Uns aprendendo com os outros. Nós temos inúmeros profissionais das mais variadas áreas de atuação que podem e devem servir de exemplo para todos, mas em especial para as novas gerações. Seja na educação, segurança pública, saúde, política, cultura ou assistência social, por exemplo, as referências são incríveis. Laudelino Freire é uma destas personalidades. A Alese desempenha um papel fundamental que é seguir dando destaque a quem por nossa terra [Sergipe] tanto se doou na esperança de dias melhores”, completou.

Presença

Ao lado do deputado Luciano Bispo participaram os parlamentares: Ibrain de Valmir (PV) e Marcos Oliveira (PL). Prestigiando a solenidade, o presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), José Anderson do Nascimento, esclareceu que o homenageado dedicou parte de sua vida para a produção de estudos clássicos no Brasil, com destaque para as análises científicas abrangendo, sobretudo, a língua e linguagem portuguesa e brasileira. “Estamos falando de um sergipano pioneiro que, após concluir seu objeto de pesquisa constituído em cinco volumes, decidiu apresentar à Academia Brasileira de Letras (ABL), como forma de colaborar com a educação e história do Brasil já nas primeiras décadas do século XX. É bom salientar que Laudelino, na ABL, sucedeu com maestria o também nordestino Rui Barbosa; ambos de avançado prestígio nacional”, discursou.

Utilizando pela primeira vez a tribuna de honra da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Claudefranklin Monteiro Santos reconheceu publicamente a importância de Laudelino Freire para a democracia e soberania nacional. Membro da Academia Sergipana de Letras; da Academia Sergipana de Educação (ASE); e da Academia Lagartense de Letras (ALL), Claudefranklin chamou a atenção para o exemplo de nacionalismo do homenageado. “Um homem que amava a nação e acreditava no desenvolvimento humano, com base na piedade, tolerância, fraternidade, cidadania, patriotismo e democracia. A moral cívica era bastante apoiada por Freire. Um sergipano sempre positivista, compromissado com a ordem social e defensor da mediação de conflitos de forma pacífica. Um homem indiscutivelmente republicano. Realizar esta Sessão Especial é um ato de respeito para com aqueles que muito nos representa”, afirmou Claudefranklin Monteiro.

Por Agência de Notícias Alese

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070