“AO MESTRE, COM CARINHO”: DE SEU POVO E DE SUA GENTE PARA O PROFESSOR JOSUÉ DA SILVA MELLO

28 de dezembro de 2023 - 20:47, por Claudefranklin Monteiro

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos

            O desejo de lançar o livro em Lagarto, enfim, foi realizado. A iniciativa foi do biografado, Josué da Silva Mello. A razão, primeiramente, parece ser apenas óbvia, pois ele nasceu aqui entre nós, no povoado Caraíbas, em 1935, criado até a adolescência no antigo povoado, hoje bairro Horta. Em segundo lugar, porque ele nutria e nutre um sentimento de gratidão profundo por sua terra natal, mais de perto pela Igreja Presbiteriana e pelo Grupo Escolar Sílvio Romero, externado entre os dias 13 e 15 de dezembro do corrente ano.

            Na manhã do dia 14, lá estava ele, como de costume, pontual e bem vestido, em frente ao Hipolitus Apart Hotel, localizado na rua Ascendino Garcez, 277, em Lagarto mesmo. Às 7 horas e 30 minutos, iniciamos uma entrevista para a FM 102.7, do Grupo Rocha, num programa apresentado pelo jornalista JC.

Os ecos da audiência logo se fizeram notar em solenidade da Câmara de Vereadores de Lagarto, a partir das 10h, quando o professor Josué Mello foi agraciado com uma Moção de Aplausos, iniciativa do vereador Alex Dentinho, aprovada por unanimidade. O ambiente na instituição foi leve e acolhedor, todos ficaram encantados com sua história de vida, em grande medida disposta em livro de minha autoria: O PODER LIBERTADOR DA ESCOLA NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE JOSUÉ DA SILVA MELLO.

A Câmara de Vereadores de Lagarto, apesar das problemáticas em torno da aprovação da permuta do Parque Nicolau Almeida, deu um show de civilidade e de acolhimento, deixando o meu biografado e seus familiares muito à vontade e amados, além de valorizados e reconhecidos.

À tarde, dividimos nosso tempo entre uma visita ao Hospital de Amor e ao Campus da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto, tendo Juquinha como anfitrião e guia, sempre disposto e atencioso. Na comitiva, estavam ainda a professora Patrícia Monteiro, o ex-vereador Joselmo de Antônio Simões e o Vereador Matheus Correa.

No dia do lançamento do livro, 15 de dezembro, ao meio dia e meia, estávamos, eu e Josué, de volta aos estúdios da FM 102,7, desta fez para uma entrevista para o programa Sergipe em Destaque, apresentado pelo jornalista Aclécio Prata. No mesmo horário, a TV Sergipe exibia na primeira edição do SETV, um convite meu para o lançamento do livro em Lagarto.

Nas dependências da Lira Popular de Lagarto, iniciamos, após recebermos nossos convidados, amigos e familiares, por volta das 19 horas e trinta minutos, a concorrida solenidade muito bem cerimoniada pelo historiador e comunicador Alexandre Fontes. Antes, numa entrada ao vivo, pela FM Eldorado, concedemos outra entrevista, desta feita para o apresentador Cássio Vanielle.

Após as falas dos componentes do dispositivo, eu, professora Tecla (esposa do homenageado), professor José Uesele, a palavra foi franqueada. Falaram em nome dos presentes: o deputado estadual Sérgio Reis, a doutora Luíza Ribeiro, Juquinha e o agropecuarista, seu Landulfo Almeida. A sessão de autógrafos foi abrilhantada pelo saxofonista Cássio Ranieri. A decoração ficou por conta da Floricultura Flores e Festas e os registros fotográficos a cargo de Thiago Prata, estando presente também, Tony.

Não representando a Academia Lagartense de Letras, o professor José Uesele passou às mãos de Josué Mello uma Moção de Aplausos. A homenagem foi uma das gratas surpresas da noite, no que ele assim comentou após agradecer a gentileza: “Meu biógrafo, o professor Claudefranklin Monteiro, está muito confiante na validade do coração de seu biografado”.

A fala de Josué da Silva Mello deixou a todos os presentes encantados, sobretudo pelo nível de amor que dedica a Lagarto e pelas projeções progressistas que fez para o munícipio, dizendo que precisamos preparar esta geração para um lugar que tem um forte potencial de crescimento para os próximos anos, até porque, disse Mello: “Foi para isto que Lagarto Nasceu… para ser grande! É a sua vocação natural”.

Num gesto magnânimo e desprendido que ficará marcado na memória de todos que estiveram presentes à solenidade, o professor Josué da Silva Mello abriu mão da venda dos livros e fez a doação como retribuição a tanto amor e reconhecimento recebido nos três dias em que esteve conosco em sua querida e inesquecível terra natal.

Obrigado, mestre! Lagarto se orgulha de sua história de vida, de seu talento e ter levado além fronteiras a lagartinidade, no que ela tem de melhor: dedicação ao trabalho, religiosidade, inteligência e proatividade.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070