Cleon Menezes: “Enxergar a comunicação pública enquanto instrumento social é o meu principal norte”

21 de janeiro de 2024 - 16:03, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

A entrevista dessa semana no Portal Lagarto Notícias é com o secretário estadual da Comunicação Social, Cleon Menezes Nascimento.

Portal Lagarto Notícias – Conte-nos um pouco sobre Cleon Menezes Nascimento.

Cleon Menezes – No começo da minha trajetória, tinha a pretensão de cursar Cinema, mas o curso só era ofertado em Salvador, então, optei por Publicidade e Propaganda, em Aracaju. Quando ingressei no curso, me encontrei. Como aluno tive a sorte de ter professores que me instigavam e desafiavam e foi a partir disso que surgiu o desejo de lecionar. Consegui realizar esse sonho e passei 11 anos em sala de aula, local onde tive não apenas alunos, mas onde construí muitas relações de amizade.

Tive a minha própria agência de publicidade e ela me possibilitou realizar trabalhos incríveis, crescer profissionalmente e como pessoa. O marketing político foi surgindo aos poucos, não era uma meta, mas fui seguindo à medida que os desafios apareciam e sou extremamente grato por essa trajetória. A inserção na política trilhou meus caminhos até o cargo de secretário da Comunicação do Governo de Sergipe e fico muito feliz com a confiança do governador Fábio Mitidieri em mim e em poder contribuir com a construção de uma comunicação pública efetiva.

PLN – O senhor possui um vasto currículo na área da comunicação, propaganda e publicidade, tem utilizado essa experiência em prol do crescimento da pasta?

CM – Com certeza. A minha bagagem acadêmica, como aluno e professor, e a minha jornada enquanto publicitário me fazem olhar a comunicação de diversas perspectivas. Enxergar a comunicação pública enquanto instrumento social é o meu principal norte. Entendo a importância que a informação tem na vida das pessoas. Não é simplesmente mostrar o que a gestão está fazendo, mas mostrar às pessoas de que forma as ações da gestão impactam na vida delas.

PLN – Como descreveria a Comunicação Social do governo Fábio Mitidieri neste primeiro ano de gestão?

CM – Somos o governo do diálogo. Fazemos uma comunicação unificada e que tem como propósito a consolidação de trocas efetivas entre o governo e a população. Para fortalecer essa comunicação, o governador Fábio Mitidieri recriou a Secretaria da Comunicação Social, anteriormente configurada como Superintendência de Comunicação. Enquanto Secom, além disso, adotamos a reestruturação das Assessorias de Comunicação (Ascons) nas Secretarias de Estado e demais órgãos e autarquias vinculadas.

Essas mudanças reafirmam o compromisso de uma gestão que tem como prioridade uma comunicação direcionada à sociedade.

PLN- O senhor já enfrentou alguma adversidade neste período?

CM – Diversas. O dia a dia é bastante desafiador. Sou um dos poucos publicitários a assumir o cargo de secretário de Estado da Comunicação em Sergipe e sei que isso, no começo, causou uma certa estranheza. Esse cargo era assumido, historicamente, por jornalistas e radialistas. Foi um desafio no começo, mas tive a oportunidade de mostrar às pessoas as diversas vertentes da comunicação. E entendo que estamos tendo trocas muito significativas.

PLN- Como tem feito para divulgar os atos do governo para que as pessoas possam acompanhar as ações do executivo?

CM – A gente tenta massificar todas ações do governo, por meio dos diversos canais de comunicação que temos hoje no mercado. Atualmente, utilizamos todos os canais de comunicação possíveis, como a Agência de Notícias, o Diário Oficial, o Rádio, as mídias sociais, TV… Quando nós utilizamos diversos caminhos, nós conseguimos alcançar um maior número de pessoas, de diferentes municípios e faixa etária. Nosso compromisso é com as pessoas, elas precisam ter acesso a todas as informações.

PLN- Hoje, as mídias sociais estão em alta e dominam o mercado, o senhor tem concentrando grande parte nesse setor ou faz uso de todas as mídias, seja a impressa, TV ou rádio?

CM – Fazemos uso de todas as mídias. Todas as mídias – TV, Rádio, impresso, mídias sociais – são complementares e cada uma delas tem um potencial a ser explorado. A mensagem sempre vai sobressair, independente do canal de comunicação.

PLN – Boa parte dos governantes prioriza a imprensa da capital em detrimento da do interior. Como tem atuado neste quesito?

CM – Nós temos como norte informar a população como um todo, seja da capital ou do interior. A ideia é utilizarmos todos os meios para levar informação à sociedade. A gente tem utilizado, além da agência de notícias, bastante o rádio, as redes e as mensagens em grupos de whatsapp para chegarmos ao interior. Também temos uma equipe que está sempre em contato com a imprensa do interior para massificar as ações de governo.

PLN – O que a imprensa sergipana pode esperar para os próximos três anos de Cleon Menezes na Secretaria de Comunicação?

CM – Diálogo, trabalho e ainda mais dedicação. Acredito que essas são as chaves para muita coisa, principalmente para uma comunicação pública efetiva. Quando nos dispomos a ouvir e a entender os anseios do outro, nós temos um caminho claro e, quando somamos isso à dedicação, há uma probabilidade de termos um resultado positivo.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070