Mais de 10 mil irregularidades de furto de energia são registradas em 2023

27 de janeiro de 2024 - 08:17, por Marcos Peris

A Energisa Sergipe recuperou mais de 32 milhões de quiloawatt-hora (kWh) em 2023, energia suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Salgado por um ano. As equipes registraram mais de 10 mil irregularidades nos 63 municípios de concessão da Energisa em Sergipe. Furto e fraude de energia impactam o fornecimento de energia e trazem riscos para quem pratica a ação.

O coordenador de combate às perdas da Energisa Sergipe, Bernard Gouveia, explica que as ações foram realizadas em parceria com a Polícia Civil. Ao todo, foram mais 52 mil inspeções ao longo de 2023. “O furto e fraude de energia são crimes previstos em lei e trazem sérios riscos de segurança para a população, além do risco de acidentes graves. Somente profissionais da Energisa estão autorizados a intervirem na rede elétrica”, alerta Bernard Gouveia.

Ainda segundo Gouveia, as ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, podendo ocasionar curtos-circuitos, oscilações, interrupções no fornecimento de energia e a queima equipamentos por conta da sobrecarga. As ligações irregulares também podem impactar a tarifa de energia elétrica que é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Bernard ainda destaca a importância da colaboração da população no combate a essas irregularidades. “Inspeções diárias são realizadas para identificar essas práticas, mas a participação ativa da comunidade é essencial. Ligações irregulares afetam toda a comunidade, aumentando os riscos à vida e contribuindo para o aumento das tarifas de energia para todos”, ressalta.

Os clientes da Energisa podem ajudar no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias nos canais de atendimento: Aplicativo Energisa On, site energisa.com.br, WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br e o Call Center: 0800 079 0196. A denúncia é anônima. Essa colaboração ativa é crucial para manter a integridade da rede elétrica e garantir a segurança e equidade para toda a comunidade.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070