Natural de Lagarto, promotor Deijaniro Jonas será empossado no cargo de Procurador de Justiça nesta segunda

29 de janeiro de 2024 - 08:15, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Nesta segunda-feira, às 10h, no auditório do Ministério Público do Estado de Sergipe, o Promotor de Justiça Dr. Deijaniro Jonas Filho, será empossado como mais novo Procurador de Justiça.

O Promotor de Justiça foi promovido, por critério de merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça, em sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público de Sergipe, realizada no dia 22 de dezembro.

Dr. Deijaniro Jonas Filho

Os membros do Conselho Superior formaram uma lista tríplice com os Promotores de Justiça Ricardo Sobral Sousa, Ana Paula Machado Costa Meneses e Deijaniro Jonas Filho.

Breve biografia do novo Procurador de Justiça

Deijaniro Jonas Filho nasceu em 25 de outubro de 1964, no município de Lagarto. É filho dos agricultores Deijaniro Jonas da Silva e Terezinha Cardoso da Silva.

Iniciou seus estudos no então Grupo Escolar Sílvio Romero e no Colégio Cenecista Laudelino Freire. Cursou e concluiu o ensino médio na Escola Técnica Federal de Sergipe, especializando-se em Eletrotécnica. Graduou-se em Ciências Jurídicas (Direito) pela Universidade Federal de Sergipe. Nos anos de 1990/1992 exerceu o cargo de Secretário Chefe de Gabinete e Secretário de Esporte do Município de Lagarto. Também foi Presidente da Associação Atlética de Lagarto em duas gestões 1989/1990 e 1991/1992.

Ingressou Ministério Público de Sergipe em 29 de dezembro de 1992. Atuou, em substituição ou por acumulação, nas Promotorias de Justiça das Comarcas de Cristinápolis, Itaporanga d’ Ajuda, Simão Dias, Poço Verde, Canindé do São Francisco, Estância, Umbaúba, Itabaianinha, Itabaiana, Ribeirópolis, Carira, Frei Paulo, Poço Verde, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Propriá, Gararu, Nossa Senhora da Glória, dentre outras. Também atuou como Promotor de Justiça de Direitos Humanos, Controle Externo da Atividade Policial e Questões Agrárias (2003/2010).

Integrou a Comissão Nacional pela Paz no Estádios de Futebol (2005-2010), representou o Ministério Público de Sergipe no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (2005/2010). Dirigiu o Grupo Estadual de Combate ao Crime Organizado do MPSE (2005/2010) e o Gabinete de Segurança Institucional do MPSE (2009/2010). Participou de Grupos de Combate ao Crime Organizado, relativos aos desvios de recursos públicos, nas Comarcas de Canindé de São Francisco e Pirambu. Atuou nos Processos em que foram vitimados o Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas e o Deputado Estadual Joaldo Vieira Barbosa, bem como da investigação e processo relativo ao atentado contra o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.

Representa o Ministério Público de Sergipe no Conselho Estadual de Segurança Pública e na Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência em Estádios do CNPG. Também é responsável pelo Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos no MPSE e compõe a Comissão Estadual de Prevenção e Combate à Violência em Estádios do Órgão Ministerial.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070