Mulheres participam de mesa interativa promovida pela UFS de Lagarto, com o apoio do Getrin-20

12 de março de 2024 - 09:06, por Marcos Peris

Um momento para interagir com outras mulheres, para falar sobre as doçuras e amarguras enfrentadas no dia a dia do trabalho e suas repercussões nos diferentes aspectos da vida e para ouvir outras mulheres. Assim foi a mesa interativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Universidade Federal de Sergipe, com o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20), no último dia 8, no auditório do Centro de Simulação e Práticas da UFS, em Lagarto, com mulheres de diferentes categorias profissionais.

O evento, coordenado pela professora Cátia Maria Justo, do Departamento de Medicina do Campus de Lagarto e membro do Getrin-20, contou com a participação da auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE/SE) e membro do Getrin-20, Roseniura Santos. Ela falou sobre a Lei Nº 14.611 de 3 de julho de 2023, que dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, sua importância e aplicação, e a necessidade do envolvimento da coletividade para sua efetividade.

Participaram, ainda, da mesa interativa com explanações de diversos temas relacionados à mulher, a médica de Medicina de Família e Comunidade (MFC), Nathália de Mattos Santos, as pedagogas da rede estadual de Lagarto e ativistas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe, Edivânia Nunes e Lucia Moraes, a gerente da Unidade Básica de Saúde José Antônio Maroto, Meiriele de Jesus, a gerente da Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova, Cleide Wilze Oliveira Prata, a agricultora familiar e secretária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, Verônica Souza Santos Oliveira, e a chefe do Departamento de Medicina do Campus de Lagarto, Luciana Nalone.

A abertura da mesa interativa contou com a presença do diretor do Campus de Lagarto, Makson Oliveira, que ressaltou a importância desse tipo de evento extensionista, como uma das missões da UFS. No decorrer do evento, as mulheres falaram de suas experiências laborais e do enfrentamento de mazelas sociais que persistem no cenário brasileiro, atingindo especialmente as mulheres, pobres e afrodescendentes. Todas as participantes da ação intercalaram suas falas com as das demais pessoas da roda, seguindo a proposta metodológica adotada para a mesa interativa.

O evento também contou com a participação do presidente do Sintraf, Evandro da Silva, e do agricultor aposentado Ginaldo Correia de Andrade, além de professores do Sintese e de um médico do MFC.

Ascom TRT/SE

Foto: Ascom TRT/SE

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070