Governador Fábio Mitidieri discute desenvolvimento econômico com empreendedores de Itabaiana

21 de março de 2024 - 09:21, por Marcos Peris

Com foco no incentivo ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda, o governador Fábio Mitidieri esteve presente nesta quarta-feira (20), em um encontro com empresários de Itabaiana, município do agreste sergipano. O evento foi promovido pelo Governo de Sergipe, pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município e pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Na oportunidade, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), assim como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), apresentaram políticas e ações públicas de fomento ao comércio local. Em paralelo, as equipes do Banese, Banese Card e Banese Corretora de Seguros expuseram soluções e serviços financeiros. 

Para o governador Fábio Mitidieri, o diálogo aberto com os setores produtivos é fundamental para o desenvolvimento da economia no estado. “Pela relevância da cidade de Itabaiana e pela força do seu comércio, estamos com essa parceria com a CDL para apresentar as ações do governo do ponto de vista do empreendedorismo. Trazemos ações como o programa Primeiro Emprego e o Qualifica Sergipe, entre outros. O Banese também está aqui, mostrando os seus produtos, para que possamos ser fomentadores da economia local. Queremos conversar com os comerciantes e entender suas pautas, porque é dessa forma que o estado se desenvolve e cresce, tendo Itabaiana como grande parceira”, afirmou.

Ao todo, cerca de cem empresários de pequeno, médio e grande portes compareceram ao evento. A Associação Comercial e Empresarial de Itabaiana (Acese) também participou da agenda, trazendo empresas dos mais diversos ramos.

O presidente da CDL, Fábio Moura Oliveira, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É a primeira vez que um governador participa de um evento da CDL em Itabaiana. Quero agradecer aos comerciantes presentes e dizer ao Governo do Estado que a CDL está à disposição. Parabenizamos pela iniciativa do evento e pela disponibilidade em ouvir as dificuldades, desafios e necessidades dos empresários. É desse tipo de ação que precisamos”, manifestou.

“Temos um governador que tem nos ensinado como se faz gestão pública. Ele sabe que uma empresa necessita do engajamento de todos os seus funcionários, e é esse entendimento que ele traz para a administração. Por isso, queremos ouvir os empresários e suas demandas, para que cada um possa continuar gerando emprego e renda em nosso estado. O Banese é parte desse projeto”, colocou o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz.

Desenvolvimento

Durante o encontro, o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, enfatizou o momento favorável vivido pelo estado na economia. “Em 2023, pela segunda vez na história, tivemos um superávit primário da balança comercial. Também temos um saldo muito positivo no estoque de empregos, com quase 14 mil postos gerados no ano passado. Tudo isso é fruto de parcerias estratégicas, que é o que estamos estabelecendo aqui hoje”, resumiu.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, pontuou a responsabilidade dos empresários nos rumos do estado. “Nossa função é prospectar oportunidades no segmento industrial. Dentro dessa ideia, temos o horizonte do petróleo e do gás natural, que vai movimentar todo o estado. Em um futuro próximo, queremos trazer o gás para Itabaiana e para os municípios vizinhos, e essa construção começa desde já”, disse.

“Temos buscado atrair indústrias e empresas, criando um ambiente de negócios favorável. Postos de trabalho estão sendo criados, e queremos qualificar a mão de obra com esse intuito. Estamos iniciando uma era próspera, que vai fazer a roda da economia girar. Por isso, queremos olhar para todas as cadeias produtivas, com foco no potencial de cada região”, ressaltou o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles.

O evento incluiu, ainda, um momento de bate-papo com os empresários, que apresentaram seus questionamentos e apontamentos. As equipes técnicas do Governo do Estado estiveram disponíveis durante todo o encontro, tirando dúvidas e abrindo diálogo com o empresariado.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070