Governo começa a discutir valorização dos servidores da segurança pública

21 de março de 2024 - 09:18, por Marcos Peris

A atuação da Comissão Mista de Trabalho criada pelo Governo de Sergipe que objetiva discutir e apresentar propostas de valorização dos servidores da segurança pública do Estado teve início nesta quarta-feira (20), quando foram realizadas duas reuniões. O encontro foi conduzido pela presidente da comissão, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, e aconteceu na Sala de Situação da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

Na oportunidade, a gestora destacou que o momento representa o início do diálogo para que o governo possa construir conquistas para as categorias da polícia dentro da realidade orçamentária e, consequentemente, o fortalecimento da segurança pública em Sergipe.

A primeira reunião contou com a participação de representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, representados por integrantes da Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise), Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep), Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas (Asmirp) e a União da Categoria Associada do Estado de Sergipe (Unica).

Para o presidente da Asmirp, José Marcos Moraes, a reunião foi produtiva. “Nós abrimos os trabalhos para fazer a reestruturação das cargas dos policiais militares e bombeiros militares. Tenho certeza que essa iniciativa do nosso governador Fábio Mitidieri vai melhorar muito o rendimento dos nossos policiais nas ruas e, também, a nossa autoestima, que será renovada. Tenho certeza que nós vamos conseguir melhorias”, afirma.

A segunda reunião da Comissão Mista foi com a Polícia Civil, com a participação dos representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol) e Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol). A presidente da Adepol, Renata Abreu de Aboim, avaliou a reunião como extremamente importante por ter dado início, de fato, ao processo de negociação. “O ambiente continua como a gente imaginava: favorável para atender as expectativas dos delegados de polícia dentro da realidade do estado de Sergipe. A gente vê a boa vontade do governador Fábio Mitidieri e de toda a sua equipe no sentido de resolver essa questão da desvalorização salarial pela qual a nossa categoria de delegado vem passando ao longo dos últimos dez anos. Então a gente sai daqui hoje com um sentimento de que as coisas já estão acontecendo e que ao final todos sairão satisfeitos desse processo”, declarou.

Segundo o presidente do Sinpol, Jean Rezende, a reunião possibilitou que Sinpol e Adepol tivessem a oportunidade de tratar diretamente com o governo, por meio dos seus secretários e seus assessores técnicos, sobre a reestruturação da carreira. ‘É um pleito aguardado há mais de uma década. Acabamos de protocolar aqui um material sobre o qual a Sead e toda equipe técnica da Secretaria da Fazenda poderão se debruçar e fazer um estudo de impacto dessa proposta para o Governo do Estado”, afirmou, ao enfatizar que, a partir de agora, fará uma convocação da categoria para discutir os avanços.

Nova reunião

Nesta quinta-feira, 21, às 9h30, a Comissão Mista de Trabalho volta a se reunir com a finalidade de discutir propostas de valorização dos servidores da segurança pública. Desta vez a reunião será com a Polícia Penal, com a participação de dirigentes do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindipen). Em seguida, às 11h30, a reunião será com o quadro de carreiras de atividades periciais da Coordenadora Geral de Perícias (Cogerp), com a participação dos representantes do Sindicato Associação Sergipana de Papiloscopistas de Carreira (Aspac) e Simpose.

Comissão de Trabalho

A Comissão de Trabalho foi instalada na última segunda-feira, 18, pelo governador Fábio Mitidieri, com a presença de gestores, equipe técnica e representantes da sociedade civil organizada. O decreto de formação da comissão foi assinado em 19 de fevereiro, todas as propostas devem estar em acordo com a realidade financeira e com o equilíbrio fiscal de Sergipe.

O objetivo da comissão é discutir tabelas salariais, estrutura de carreira, gratificações, quantitativos e outros temas correlatos, sempre com atenção às demandas de cada categoria. Pelo decreto de formação da comissão, todas as propostas devem estar em acordo com a realidade financeira e com o equilíbrio fiscal de Sergipe.

Composição

Integram a comissão os secretários da Administração, Fazenda, Segurança Pública, Justiça, Governo, Planejamento e a Procuradoria-Geral do Estado. No apoio técnico, são integrantes três membros da Secretaria de Estado da Administração; três membros da SSP; um membro da PM; um membro do Corpo de Bombeiros Militar; um membro da Sejuc; um membro da Sefaz; um membro da PGE; um membro do SergipePrevidência; um membro da Seplan e um membro da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070