Governo de Sergipe retoma licitação para obras da ponte Inácio Barbosa/Coroa do Meio

4 de abril de 2024 - 08:42, por Marcos Peris

Nesta quarta-feira (3), o Governo de Sergipe obteve uma decisão favorável junto ao Tribunal de Justiça do estado (TJSE), o qual prevê a retomada das obras da ponte que interligará os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, bem como do elevado sobre a Avenida Beira Mar. Com isso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), responsável pelo projeto, dará sequência ao processo licitatório para contratação do consórcio ou empresa que assumirá a execução dos trabalhos. 

“O TJSE, por meio de mandado de segurança impetrado pelo Governo do Estado, concedeu liminar determinando a suspensão das cautelares concedidas pelo Tribunal de Contas. Dessa forma, a comissão responsável iniciará os prosseguimentos para a licitação, cuja próxima etapa será a de análise dos recursos e contrarrazões apresentados pelos consórcios habilitados ou não, para uma posterior decisão e ato contínuo a designação da data e hora da sessão pública para abertura das propostas de preços, que é a fase final do processo”, detalha o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas.

A liminar que suspende a decisão que, até então, barrava o andamento das obras de ambas as pontes foi protocolada por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE). De modo efetivo, o parecer favorável permite o reinício imediato do projeto que trará melhorias para o tráfego de veículos na região, como também ampliará as possibilidades de desenvolvimento para o setor de turismo do estado.

“Esta é a maior obra urbana em processo de licitação no país e, em um processo licitatório dessa magnitude, é natural que haja divergências de interpretações jurídicas quanto às cláusulas de um edital tão minucioso. Isso faz parte do próprio campo do Direito. O importante é que agora o processo licitatório segue seu curso para que, em breve, a obra possa ser iniciada e a população beneficiada”, pontua o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior.

Sobre o projeto

A construção da ponte Inácio Barbosa/Coroa do Meio é uma das ações estruturantes ligadas ao Programa Sergipano de Desenvolvimento Socioeconômico (Desenvolve Sergipe) e teve seu edital assinado em setembro do ano passado, pelo governador Fábio Mitidieri. Com 360 metros de extensão e estaiada sobre o Rio Poxim, a obra prevê também a colocação de uma ciclovia com o objetivo de desafogar, ainda mais, o trânsito na região, melhorando, inclusive, o acesso à Orla da Atalaia. Já a ponte na interseção entre as avenidas Tancredo Neves e Beira Mar terá 180 metros de extensão.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070