BEM-VINDO DE VOLTA, COLÉGIO CENECISTA LAUDELINO FREIRE

13 de abril de 2024 - 18:38, por Claudefranklin Monteiro

Ali, vivi alguns dos melhores momentos de minha vida. Primeiro como aluno, nos anos oitenta, e depois como docente, iniciando minha carreira no dia 1 de agosto de 1994. Naquela casa, criei gosto pela cultura lagartense e também ali iniciei meus primeiros escritos, mais de perto no jornal Folha de Lagarto. Por essas e outra razões, tenho muito orgulho de minha formação cenecista e gratidão por me abrir as portas quando sequer havia ainda concluído o Nível Superior.

Instalado no dia 26 de setembro de 1956, o Colégio Cenecista Laudelino Freire passou a funcionar oficialmente no ano seguinte, mediante Portaria n.º 643 do MEC de 05 de abril de 1957, na  Avenida Cel. Francisco Garcez, 248 (Lagarto-SE). Seu fundador e também seu primeiro Diretor foi o Dr. Juarez Figueiredo (Aquidabã-SE, 1899-1959), lecionando História Geral e do Brasil, Geografia Geral e do Brasil. Foi uma casa de grandes gestores, a exemplo de Dr. Osório de Araújo Ramos, Dr. João Almeida Rocha, Dom Mario Rino Sivieri e Izaías de Jesus Carmo.

Foi por longos anos uma das mais importantes institucionais educacionais de Sergipe, se destacando não somente na qualidade escolar e formativa, mas também no âmbito cultural (fanfarras de 7 de setembro) e esportivo. Em 2012, fechou suas portas, sobretudo, por razões de ordem financeira. Seu prédio ficou abandonado por dez anos, quando se perdeu parte significativa de seu acervo e de sua memória escolar, restando alguns troféus e fotos. Até ser instalado um sistema de segurança monitorado por câmaras, os vândalos fizeram um estrago considerável em sua estrutura.

Em julho de 2022, recebi do vereador Matheus Corrêa um convite para visitar o local, na companhia de Juquinha, Bruno (responsável pela segurança do prédio), Zezinho Ramos (estilista, maquiador e cabelereiro, ex-aluno) e o padre José Lima Santana, meu confrade na Academia Sergipana de Letras e diretor vice-presidente de educação da CNEC. Na ocasião, padre Zé Lima se comprometeu a fazer tudo que estivesse ao seu alcance para reformar o colégio e voltar a funcionar.

Nesse interim, o diretor presidente da CNEC, o deputado federal Alexandre José dos Santos, fez uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lagarto e não tardaram para as obras serem iniciadas. No último dia 5 de abril de 2024, aconteceu, enfim, a reinauguração do Colégio Cenecista Laudelino Freire, contado com a presença de diversas autoridades, a exemplo da prefeita Hilda Ribeiro, do deputado federal Alexandre, do reitor da UFS, professor Valter Joviniano, do padre José Lima e do vereador Matheus Corrêa. Além de um dos últimos diretores da instituição, o professor Anselmo Vital de Oliveira, cujo nome passou batido pelo cerimonial da prefeitura.

Apesar de ter inúmeras reservas políticas e pessoais com a parceria PML e CNEC, penso que vale o adágio popular que diz: “há males que vem para bem”. E nesse sentido, o maior bem é ver o “Laudelino Freire” de volta, muito bem-vindo, à ativa. Espero, honestamente, que retome seu lugar de protagonismo e destaque na educação local e sergipana. Quero estar vivo para aplaudir e tirar o chapéu.

Não tive a oportunidade de me fazer presente ao evento do dia 5 de abril, em razão de demandas de ordem familiar. Cheguei a receber o convite do padre José Lima e também do vereador Matheus Corrêa, que com toda a justiça, foram e são os responsáveis diretos pela retomada heroica da instituição, pois foram capazes de não somente se sensibilizarem com a causa, mas também de implementarem meios para que ela se efetivasse como de fato o foi.

No dia 8 de abril do corrente ano, fui fazer uma visita de cortesia ao Colégio Cenecista Laudelino Freire. Na ocasião, fui muito bem recebido e acolhido pela professora Patrícia Dias, a nova diretora, responsável por conduzir essa nova fase da escola, que começa ofertando apenas o Ensino Infantil, mas tem planos para ampliar e apresentar novas ofertas, inclusive ao Nível Técnico-Profissionalizante. Percorremos praticamente todas as instalações. Apesar do prédio está belíssimo, estruturalmente, notei que ainda há muito a se fazer. Sugeri à diretora, por exemplo, a criação de uma biblioteca e também de um memorial do colégio. E nesse sentido, me coloquei à disposição e passei às suas mãos alguns exemplares de meus trabalhos editoriais.

Sobre a nova diretora, vale salientar que o Colégio Cenecista Laudelino Freire, a julgar por sua trajetória e currículo, está em boas mãos. Nascida no dia 20 de fevereiro de 1982, em Jeremoabo-BA, Patrícia Dias Santana Cruz é Graduada em Pedagogia e Pós graduada em Gestão Educacional, com aperfeiçoamentos em Psicopedagogia e Neuro psicopedagogia. Antes se instalar em Lagarto, residia em Aracaju.  Ingressou na área educacional com apenas 19 anos e já se vão 23 anos de experiência. Na capital sergipana, atuou no ensino fundamental I e II. Foi coordenadora pedagógica, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Sítio do Quinto e Secretária de Municipal Educação de Sítio do Quinto-BA.

Em Lagarto, até a presente data, ela atuou na Coordenação Pedagógica do Prepara Cursos Profissionalizantes e na Faculdade UNIDOMBOSCO. Foi nomeada Diretora de uma unidade de ensino no município e fez sua inscrição para concorrer a uma das vagas de Diretor Escolar, tendo sido aprovada para ser Gestora Escolar na U.M.E.I Adalberto Fonseca, no bairro Estação.

No final do mês de março de 2024, se submeteu à seleção de diretores do Colégio Cenecista Laudelino Freire, segundo ela, processo de avaliação conduzido pela CNEC. Através da apresentação de um plano de gestão democrática, gestão de pessoas e gestão financeira, Patrícia Dias obteve aprovação e em 26 de março, passou a ser Diretora do colégio.

Vale destacar que Patrícia Dias teve uma passagem pelo Laudelino Freire, quando estudou na Faculdade Vale do Acaraú. Em conversa com ela, diz ser apaixonada por todo o processo educacional e comprometida com o exercício da profissão de professora, dando garantias à sociedade lagartense que fará o possível ao seu alcance para que o colégio volte a ser uma unidade de ensino de referência, não somente em Lagarto, mas também em Sergipe.

Outras referências


Colégio Cenecista Laudelino Freire será reformado e reativado. Portal Lagartense, 13 de julho de 2022. Disponível em https://lagartense.com.br/lagarto-colegio-cenecista-laudelino-freire-sera-reformado-e-reativado/. Acessado em 13 de abril de 2024.

OLIVEIRA, Anselmo Vital de, DAMACENO, Taysa Mércia dos Santos Souza. Da gratuidade do ensino à beleza das memórias: sou do Laudelino Freire, sou Tremendão. In: BARBOSA, Assuero Cardoso, SANTOS, Claudefranklin Monteiro (Org.). Doutor Laudelino Freire – Ensaios, História e Memória. 1. ed. Aracaju-SE: Criação, 2023. pp. 53-64.

SANTOS, Claudefranklin Monteiro. Laudelino Freire: há 40 anos fazendo História. Folha de Lagarto, Lagarto, p. 01 – 01, 13 set. 1997.

_______________. Colégio Laudelino Freire. Um Tremendaço Cinquentão. Revista Perfil, Sergipe, p. 14 – 15, 15 set. 2006.

_______________. Eliane Machado, um perfil cenecista. Lagarto-SE, 29 de agosto de 2016. Disponível em https://www.lagartonoticias.com.br/2016/08/29/eliane-machado-um-perfil-cenecista/ acessado em 13 de abril de 2024.

_______________. Mais riso e menos pranto. Jornal Correio de Sergipe. Aracaju-SE, 8 de abril de 2022. Disponível em https://api.ajn1.com.br/type_blogs/mais-riso-e-menos-pranto/. Acessado em 13 de abril de 2024.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070