- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Adna Santana: “As pessoas continuam com o tabu referente à ajuda mental e psíquica”
22 de novembro de 2019 - 05:45, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
O nossa entrevistada é a psicologa Adna Santana. Conversa bastante produtiva com o nosso portal. Confira!
Portal Lagarto Notícias- Quem é Adna Santana?
Adna Santana – Sou uma menina mulher, que precisou amadurecer muito cedo, adentrando a Universidade com apenas com 16 anos, saindo da realidade publica institucional de ensino para a privada. Durante esse percurso precisei passar pelos diversos percalços da vida para ser hoje a pessoa que sou, muitas noites de estudos, muitas coisas abdicadas em prol de um futuro, muitos choros, muitas alegrias, e acima de tudo, muito aprendizado, e aprendi que uma mente expandida, jamais volta ao seu tamanho original. O aprendizado é algo que ninguém nos rouba.
Hoje, sou mãe, sou esposa, filha e profissional. E por falar em profissional tive a oportunidade em ter experiência em alguns âmbitos durante meu processo de aprendizagem: prestando serviços na Secretaria Municipal de Assistência Social e de Saúde; Estágio Voluntário no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe; Estágios Clínicos de ordem acadêmica pela Universidade Tiradentes e no Banco do Brasil.
Por fim, gostaria de acrescentar que sempre faço a minha parte para atingir o que almejo, porém nem sempre conquistamos o que sonhamos, mas quando lembro que fiz o melhor de mim, fico feliz, afinal fiz tudo que estava ao meu alcance.
PLN – Quando surgiu a vontade de cursar Psicologia?
AS- O ser humano com suas singularidades, com seu modo diferente de ser, pensar e agir sempre me fizeram imaginar o quão incrível seria esse mundo de psique. Durante o meu processo de institucional de ensino fundamental e médio, sempre fui muito atenta e observadora, e com meu jeito talvez sereno e maduro de ser sempre quis mim fazer presente de algum modo na vida das pessoas que estavam ao meu redor, mesmo que, como ouvinte. Percebia que muitas as vezes o outro só queria um alguém para compartilhar seus medos, suas angústias, suas frustações, seus segredos ocultos e comecei me imaginar sendo a profissional que assumiria essa profissão como ciência.
PLN- Onde atua, e quais as especialidades?
AS- Atualmente atuo na Clínica SAMED, na Travessa Gileno Jonas Silva, em Lagarto-SE. Sendo especialista em Psicologia Clínica na Teoria Cognitiva Comportamental.
PLN – A depressão tem crescido a cada ano, isso tem aumentado á procura de psicólogos?
AS – Sim, sem dúvidas. Em um tempo não muito distante, as pessoas tinham muita opinião, porém, pouca informação sobre a realidade da Psicologia como ciência e profissão. Saliento inclusive, que a depressão e uma doença que precisa cada vez mais ser mais vista e não velada.
PNL- Infelizmente, o número de suicídio tem crescido. Qual fator tem contribuído para o aumento desses índices?
AS- Lamentavelmente ainda no século que vivemos as pessoas continuam com o tabu referente à ajuda mental e/ou psíquica. A primeira causa de suicídio é a não aceitação da ajuda profissional, claro que, isso não é uma generalização. A pouca valorização da profissão e a falta de observação dos próximos, pelo fato de imaginar que, qualquer pessoa venha cometer o suicídio, menos àqueles que estão ao seu redor. Na sociedade atual as pessoas estão sempre a procurar da aceitação social e a busca constante do querer mais referente a tudo, portanto nunca estão completos, por sermos seres faltantes. E quando se deparam com o novo – sentimentos de frustação acabam por tomar medidas que no momento para eles seria a solução para saciar sua angustia. Mas durante esses cinco anos busquei me aperfeiçoar para perdurar a vida do máximo de pessoas que eu puder e assim, espero que a escassez referente ao assunto mude com o decorrer do tempo, pois já vemos um grande avanço, como por exemplo nas campanhas do setembro amarelo, mas as pessoas precisam realmente compreender que não é somente no mês de setembro que precisar ser enfatizado a temática suicídio e sim todos os dias para mudarmos vidas diariamente.
PLN- Qual a mensagem que gostaria de deixar aos leitores do PLN?
AS- A banda Legião urbana em sua canção traz exatamente a mensagem que quero passar: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, porque se você parar para pensar, a verdade não há”.
A verdade é aquela que se encontra em nossos corações, e aquela que acalanta nossa alma, e aquela que nos faz bem. A verdade está escrita sobre o nosso olhar e muitas às vezes e vista pelo olhar do outro. Precisamos encarar a nossa realidade e fazer valer a pena cada erro e cada acerto, por tudo de ruim ou de bom que surja em sua vida leve como um aprendizado para te fazer ser protagonista e não coadjuvante da história da sua vida.