- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Prefeitura de Lagarto ainda não pagou salário de dezembro dos professores
3 de janeiro de 2024 - 13:03, por Marcos Peris
Professores da rede municipal de ensino estão sem receber o salário de dezembro da Prefeitura de Lagarto. A informação foi confirmada por um docente à reportagem do Portal Lagarto Notícias na manhã desta quarta-feira (3).
Segundo o professor, que pediu para não se identificar, mais de 400 professores estão com os salários atrasados no município lagartense.
Pelas informações, muitos deles já estão com aluguéis, cartões de crédito e até mesmo, com pensões alimentícias já atrasadas.
Na última semana, o caso foi noticiado quando servidores da Educação do município denunciaram a falta de pagamento de uma parcela dos colaboradores estatutários, mesmo com o fim do exercício de dezembro.
Na ocasião, o professor Benizário Júnior, diretor de base do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese), afirmou na imprensa que a situação pode ser explicada pelas altas despesas com pessoal no município em relação à arrecadação.
“Tem uma política aqui de cabide eleitoral. Há indicações de contratação muito grande, a gente vem acompanhando um número abusivo desde o início do ano. Hoje, o município de Lagarto tem, só na Educação, 798 contratados de apoio. Um número extremamente excessivo, não tem a necessidade nem de metade desse número de contratados. Além disso, ainda tem aproximadamente 230 cargos comissionados, ou seja, a gente tem um processo de folha inchada”, explicou.
Segundo o professor, por conta da política de pagamento dos servidores estatutários, o pagamento deveria ter sido efetuado dentro da janela útil do mês.
“Até o quinto dia, até o quinto dia útil do mês, é uma possibilidade para pessoas que são celetistas. Nós servidores públicos, a gente tem um regime diferenciado, que é estatutário. E como cada mês, cada exercício já tem o recurso fechado, inclusive, a própria lei de veda que valores de um exercício seja pago com recursos do exercício posterior. Então, é obrigado no serviço público você pagar dentro do exercício”, completou ele.
O Portal Lagarto Notícias permanece à disposição da Prefeitura de Lagarto para qualquer tipo de esclarecimento acerca do assunto.